Eliana visita UBS do Selmi Dei 1 para ouvir demandas da população e de servidores

A Secretária de Saúde destacou a liberação, pelo Governo Federal, de mais de R$ 24 milhões para obras de reforma em 17 unidades de saúde do município

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, esteve na Unidade Básica de Saúde “Dr. Ruy de Toledo”, localizada no Selmi Dei 1, na manhã desta terça-feira (5), para ouvir as demandas da população e dos servidores da unidade.

Ela estava acompanhada do vereador Edson Hel (Cidadania) e conversou com a equipe e com os usuários da unidade sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura do prédio que sedia a UBS, que foi construído há 40 anos e passou apenas por pequenas reformas.

Eliana destacou que o Governo Federal já realizou o repasse de mais de R$ 24 milhões para a execução de obras de reforma em 17 unidades de saúde do município, as quais já estão em fase de projeto, mais as reformas das 3 Unidades Básicas de Saúde (UPAs) e a construção de 2 Centros de Atenção Psicossocial.

“Agora, estamos pleiteando a liberação de mais recursos para melhorar as demais unidades de saúde e contemplar a reforma da UBS do Selmi Dei 1. Porém, já estou cuidando para atender as solicitações mais urgentes apontadas pelos servidores, como a instalação de aparelhos de ar-condicionado na farmácia”, afirmou a Secretária de Saúde. “O compromisso do nosso governo é cuidar das pessoas. Para isso, sabemos que é fundamental ouvir a população. É dessa forma que trabalhamos para que você tenha sempre o melhor atendimento e juntos a gente possa viver uma cidade mais digna, igualitária e cidadã”, concluiu Eliana Honain.

Eliana acompanha agenda do Ministro do Esporte em Araraquara

André Fufuca anunciou a construção de um Centro de Treinamento de Futebol Feminino em Araraquara, referência para o Brasil

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, acompanhou a visita do Ministro do Esporte, André Fufuca, em Araraquara, na última quarta-feira (28).

O Ministro abriu sua agenda no município participando de um encontro com esportistas e lideranças de Araraquara e região e dialogou com o público que lotou as salas multiuso do Distrito Araraquara (antigo cear) sobre as políticas públicas de incentivo ao esporte.

Na ocasião, André Fufuca também anunciou a construção de um Centro de Treinamento de Futebol Feminino em Araraquara, referência para o Brasil, com duplo apoio por parte do Ministério do Esporte. O Ministro concedeu autorização para a Prefeitura de Araraquara captar recursos junto à iniciativa privada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), além da complementação de recursos por parte do ministério, caso seja necessário.

Logo após o evento, foi realizada, com a presença de André Fufuca, a cerimônia de entrega das obras de reforma da área de lazer “José Albino”, no Jardim Indaiá. Mais uma obra eleita pela população em Plenária do Orçamento Participativo (OP).

“Foi muito especial a presença do Ministro André Fufuca em nossa cidade. Isso reforça a atenção e o cuidado do Governo Federal para com nossa cidade”, enfatizou Eliana Honain.

Eliana participa de audiência pública sobre cuidados paliativos

Evento fez parte da 1a Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras “Valentina Vieira Fasanella”, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de fevereiro

“Cuidados Paliativos – O que saber? ” foi o tema da audiência pública realizada na noite de quarta-feira, (28), com a presença da secretária de Saúde, Eliana Honain, a convite da vereadora Fabi Virgílio (PT). O evento fez parte da 1a Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras “Valentina Vieira Fasanella”, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

“Foi um encontro cheio de aprendizados e emoções. A semana homenageia Valentina, que nos deixou prematuramente aos 4 anos, e sua mãe, Iara, que emociona a todos com sua história de amor e cuidado”, afirmou Eliana, mencionando também a médica palestrante, Dra Celina Gai e a iniciativa da vereadora Fabi Virgílio. “A Dra. Celina foi minha aluna na UNIARA, compartilhou aqui sua inspiração em cuidados paliativos, através da história da Sra. Leonice, sua paciente. E a Fabi também emocionou a todos com a história de seu irmão, Wilson, lutando contra uma doença rara e degenerativa”, completou.

Cuidados paliativos visam aliviar o sofrimento físico, emocional e espiritual de pacientes com doenças graves. A Política Nacional de Cuidados Paliativos, pactuada em 2023, fortalecerá o SUS com um investimento significativo para garantir o acesso a esses cuidados a todos os brasileiros.