Eliana destaca propostas voltadas para os cuidados com a criança e o adolescente

Os cuidados com as crianças e adolescentes possuem destaque especial no Programa de Governo da candidata a prefeita Eliana Honain. O assunto também é uma das bandeiras defendidas pela candidata a vereadora Flávia Dotoli, que promoveu o lançamento oficial de sua campanha nesta sexta-feira (30) no Centro Comunitário Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Carmo.

Eliana exalta a relevância do tema. “É momento de reforçarmos o nosso compromisso de investir em políticas públicas que cuidem das nossas crianças e adolescentes e que garantam acesso a todos os direitos. É muito importante fortalecer cada vez mais as ações e programas que transformam vidas, resgatam a cidadania e garantem um futuro melhor para as crianças da nossa cidade”, pontua.

Flávia Dotoli também conta com propostas para a proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes de Araraquara. “Acredito na importância de projetos que garantam o bem-estar e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, com programas educacionais e de apoio psicossocial”, destaca a candidata, que também pretende implementar políticas eficazes para melhorar a saúde mental e geral da população, com foco especial na prevenção e no tratamento de doenças mentais.

Cuidando das crianças e adolescentes

No Governo Edinho, diversas ações foram desenvolvidas para reforçar a proteção das crianças e adolescentes, entre elas: a elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; a realização do Fórum Permanente de Enfrentamento ao Trabalho Infantil; a realização da Conferência Municipal de Assistência Social, Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conferência Municipal da Juventude; o lançamento do e-book Protocolo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e outras violações de direitos; o fortalecimento da atuação do Conselho Tutelar e do Comcriar; a elaboração do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente no Município de Araraquara, em parceria com Comcriar e Instituto CPFL; além de campanhas e atividades voltadas para o tema.

A cidade também conta com diversos serviços estruturados para as crianças e adolescentes, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); Programa Municipal de Acolhimento Institucional Provisório (Promaip); Espaço Crescer – Centro de Atenção à Criança; Centro da Juventude; Centro de Referência do Jovem e do Adolescente (CRJA); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Girassóis); Assessoria Especial de Políticas para Juventude; e Conselho Municipal de Juventude (Comjuve). A juventude também possui uma plenária temática no Orçamento Participativo e a cidade conta com programas de sucesso como as Escolinhas de Esportes, as Oficinas Culturais, o Filhos do Sol e o Jovem Cidadão. A educação das crianças e adolescentes também conta com uma atenção especial do Governo Edinho. A rede de educação municipal, que é composta por 46 CERs, 16 Emefs e 6 CECs, atende um total de 19 mil alunos.

As propostas de Eliana

Em seu Programa de Governo, Eliana se compromete a fortalecer a rede de proteção municipal para a prevenção e denúncia de casos de exploração do trabalho infantil e outras infrações e violências que acometam crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. Além disso, ela vai manter os serviços e ampliar o número de atendidos pelo Programa Filhos do Sol; instituir o comitê intersetorial de políticas públicas para a primeira infância no interior do Programa Territórios em Rede, considerando também todas as demais áreas de vulnerabilidade no âmbito do município; ampliar articulação dos Centros de Educação e Recreação (CERs) com outros serviços da Prefeitura, em especial com os de Saúde e Assistência Social, para a promoção do cuidado integral das crianças por meio de uma política integrada de primeira infância.

Seu planejamento também prevê o fomento de parcerias para instituir espaço próprio para o ensino e educação musical; fortalecer o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes, garantindo permanente formação, preferencialmente conjunta, à atuação dos conselhos tutelares e das escolas, objetivando combater todas as formas de violência contra crianças e adolescentes; ampliar as oportunidades para o desenvolvimento educacional de adolescentes em atendimento socioeducativo e o ingresso seguro e qualificado no mercado de trabalho; e fortalecer as instâncias que compõem o sistema de garantia de direitos na perspectiva de políticas de enfrentamento ao racismo focadas em equidade racial, valorização das diversidades étnico-raciais e de gênero.

Eliana vai implementar programas e ações intersetoriais de prevenção à gravidez precoce e indesejada, envolvendo acompanhamento especializado e integrado das áreas de saúde, educação, assistência social e trabalho, com especial atenção às meninas pobres, vulneráveis, negras e imigrantes. Ela também vai implementar programas culturais, de esportes e lazer que promovam a convivência e interação entre crianças e adolescentes com e sem deficiência nas diferentes faixas etárias; criar e implementar a Política e o Plano Municipal de Adaptação Climática e Mitigação de Riscos de Desastres que considerem a absoluta prioridade de crianças e adolescentes, com foco naqueles em situação de vulnerabilidade; além de formular e implementar programa de prevenção e de enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, envolvendo a capacitação dos profissionais de cadeias produtivas de diferentes setores e áreas econômicas do município e a realização de campanhas de conscientização da população.

Flávia Dótoli

Flávia Dotoli é psicóloga, mestre em educação sexual e neuropsicóloga, com uma sólida trajetória pessoal e profissional que a posiciona como uma excelente candidata a vereadora para a cidade de Araraquara. Com 45 anos, Flávia traz uma riqueza de experiências e um compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade. Nascida em São Paulo, Flávia mudou-se para Araraquara aos 10 anos. Estudou no SESI, onde também jogou vôlei profissional pela Fun Sporting até os 17 anos. Trabalhou arduamente para financiar seus estudos universitários, incluindo empregos em postos de gasolina.

Flávia trabalhou como psicóloga em um presídio por seis anos, desenvolvendo um profundo entendimento das complexidades humanas. Depois, trabalhou com medidas socioeducativas para jovens e adolescentes em ONGs e instituições que acolhem crianças deficientes e abandonadas. Funcionária pública da prefeitura de Araraquara há doze anos, desempenhou papéis cruciais na Secretaria da Saúde e na Coordenação Executiva de Recursos Humanos. Atuou também como perita criminal voluntária em casos de abuso sexual infantil. Essas experiências a fortaleceram e ensinaram a transformar adversidades em oportunidades de crescimento e renovação.

Outras agendas

Também nesta sexta, Eliana marcou presença na cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de construção da passagem em nível de veículos, na travessia do Aparecidinha – Hortências. O investimento da Prefeitura no local será de R$ 549.394,63 de recursos próprios e a travessia será construída na ligação da Rua Dilson Domingos Funaro e a Avenida Remo Frontarolli, possibilitando o cruzamento da linha férrea e acesso à Rua Pedro Sanches Alcarás, lado norte da cidade.

Mais tarde, a candidata a prefeita acompanhou a comemoração dos três anos do Programa Filhos do Sol, da Prefeitura de Araraquara, que possui uma atuação com resultados que refletem o comprometimento da cidade com a seguridade social e a busca por um ambiente mais humano e acolhedor. O evento foi realizado no Teatro Municipal e contou com apresentações culturais realizadas pelos próprios beneficiários do programa, com números de orquestra de violão, discotecagem, declamação de poesias, exposição de artes visuais, percussão e apresentação de kickboxing.

Eliana apresenta propostas para Araraquara continuar entre as cidades mais seguras do Brasil

A candidata a prefeita Eliana Honain participou do lançamento da candidatura a vereador do Coronel João Alberto Nogueira Júnior, em evento realizado na noite desta quarta-feira (28) no Jardim Acapulco. Um dos temas de maior destaque no encontro foi a segurança pública, assunto que é dominado pelo candidato a vereador, que atuou como secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública do prefeito Edinho. Também estiveram presentes no lançamento a deputada estadual Thainara Faria e o candidato a vice-prefeito Delorges Mano.

Eliana elogiou a competência do Coronel João Alberto. “Com 62 anos, o Coronel é um líder experiente, mestre em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública e ex-policial militar com 31 anos de serviço, 21 deles no policiamento rodoviário. Como secretário municipal dos Assuntos de Cooperação de Segurança Pública, foi peça-chave para que Araraquara se tornasse uma das cidades mais seguras do Brasil, além de atuar de forma decisiva durante a pandemia. Tenho certeza de que sua experiência será valiosa na Câmara. Sucesso nessa nova etapa, meu amigo João Alberto”, salientou.

O candidato falou sobre seu compromisso com as prioridades da população. “Um bom vereador conhece profundamente a realidade local e as demandas da sua comunidade. Essa proximidade com os eleitores é fundamental para que suas ações no legislativo sejam realmente eficazes e atendam às expectativas da população. Estou preparado para essa missão e comprometido com o progresso e a qualidade de vida em Araraquara”, assegurou.

Segurança em Araraquara

Araraquara é destaque na segunda posição do ranking das cidades mais seguras do País com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, de acordo com o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil. O anuário foi criado com o objetivo de auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no país. Além disso, Araraquara tem a menor taxa de homicídios do Brasil entre as cidades com população acima de 200 mil habitantes e a oitava considerando todos os municípios do país. A informação foi divulgada pelo Atlas da Violência 2024, que tomou como base os casos registrados no ano de 2022.

As políticas públicas promovidas pelo poder público municipal, com investimentos nas áreas social, educação, lazer, cultura, além das obras de infraestrutura e a atuação das polícias Militar, Civil e Federal, integradas com a Guarda Civil Municipal, formam o ciclo de segurança pública na prevenção primária e secundária, respectivamente, e traduzem o excelente resultado alcançado pelo município.

Além dessas políticas públicas, o governo Edinho investiu na modernização da Central de Videomonitoramento, que passou a se chamar Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal. Houve ainda outras ações importantes como o lançamento do Programa Municipal de Mediação de Conflitos; a valorização da Guarda Civil Municipal; a digitalização do sistema de radiocomunicação, que até então era analógico; a implantação do programa MONI, que compreende a instalação de alarme integrado às câmeras de vigilância instaladas em 161 próprios públicos municipais, que possibilita o monitoramento a distância, sem a necessidade da presença do GCM; e o desenvolvimento do programa Câmera Cidadã, que reúne em uma única plataforma, câmeras particulares de interesse público e câmeras públicas, com o escopo de integrar a tecnologia no combate à criminalidade.

A Prefeitura também fez a inserção da Guarda Municipal em projetos para redução da violência nos quartos anos das escolas municipais. Além disso, Araraquara conta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM ), que reúne representantes da Prefeitura, forças de segurança, entidades do comércio e sociedade civil organizada com o objetivo de desenvolver planos, programas e ações conjuntas voltadas para prevenção, controle e repressão da criminalidade em Araraquara.

Propostas de Eliana para a Segurança

Em seu Programa de Governo, Eliana se compromete a fortalecer o GGIM, com o objetivo de melhor integrar as ações dos vários atores públicos nesta área (municipal, estadual e federal) e sincronizar as intervenções de prevenção social e comunitária com atividades de polícia e Justiça, bem como estabelecer processo de interação com a participação social.

Ela também vai ampliar e modernizar os equipamentos voltados à vigilância digital integrada, visando o compartilhamento de informações com órgãos de segurança pública, contribuindo para a redução do número de registros de crimes na cidade; implantar as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), de acordo com divisão geográfica do Orçamento Participativo, de forma articulada com o Governo do Estado, Ministério Público e Poder Judiciário, potencializando a atuação e responsabilidades de gestão dos serviços à população; ampliar a Rede de Iluminação Pública com tecnologia inteligente, gerando economicidade e contribuindo para a sensação de segurança da população, no que se refere à circulação e ocupação das vias e espaços públicos da cidade.

Outras propostas são: fortalecer a Guarda Municipal, ampliando seu efetivo e condições estruturais de trabalho, com foco no trabalho comunitário e preventivo; potencializar a atuação da GCM nos territórios, garantindo a promoção da segurança e da preservação do patrimônio público, com foco na proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; aprimorar os mecanismos de segurança nos próprios públicos municipais, por meio da instalação de novos e modernos dispositivos de câmeras e alarmes; e ampliar o monitoramento e fiscalização das áreas de risco.

Coronel João Alberto

Coronel João Alberto tem 62 anos, é casado e duas filhas. Ele tem um vasto currículo: é mestre em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública, bacharel em Direito pela Uniara, especialista em Engenharia de Transporte e Segurança no Trânsito pela USP de São Carlos e especialista em Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário. É Policial Militar aposentado. Trabalhou 31 anos na Polícia Militar, sendo 21 anos no Policiamento Rodoviário. De 1985 até 1992, dedicou-se integralmente ao policiamento de Araraquara, trabalhando no 13° Batalhão. Foi Coordenador Executivo de Fiscalização de Trânsito.

Em 2017, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Durante sua gestão como Secretário Municipal, ao lado do prefeito Edinho Silva, Araraquara se tornou a 7ª cidade mais segura do Brasil com população maior que 100 mil habitantes e a 2ª mais segura com população entre 200 mil e 500 mil moradores, segundo o “Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil”.

Além da segurança pública, que é sua especialidade, o Coronel João Alberto tem as propostas de atuar por melhorias no transporte público, na zeladoria, na mobilidade urbana e ampliação nas políticas e programas nas áreas da educação, meio ambiente e sustentabilidade, lazer, cultura e esporte. Prezará pela discussão do Plano Diretor e pelo desenvolvimento urbano sustentável com toda infraestrutura, incentivando o conceito de cidade inteligente. Além disso, ele estimulará a participação popular na Câmara, com o Orçamento Participativo.

Formatura da Guarda Municipal

Nesta quinta (29), Eliana também marcou presença na cerimônia de formatura da 6ª Turma de Guardas Civis Municipais, realizada no Teatro Municipal. São 15 novos agentes que passaram por processo seletivo e 500 horas de formação.

 

Sustentabilidade é uma das prioridades do Programa de Governo de Eliana

A candidata a prefeita Eliana Honain participou do lançamento da campanha do candidato a vereador Eduardo Rodrigues, da Rede Sustentabilidade, em evento realizado nesta terça-feira (27) no Águas do Paiol.

Eliana elogiou as propostas do candidato, que tem no cuidado com o meio ambiente sua principal pauta, e agradeceu pelo apoio de seu partido. “Foi uma alegria participar do lançamento da campanha do querido Eduardo Rodrigues, presidente da Rede em Araraquara. É muito importante ter a Rede ao lado do nosso projeto de cuidar de Araraquara com todo o carinho que a cidade merece. Eduardo é um exemplo de empreendedor, comprometido com o meio ambiente, a cultura e a saúde. Ter pessoas dedicadas à sustentabilidade na Câmara é fundamental, e desejo a ele muito sucesso nessa jornada. Vamos juntos por uma Araraquara mais justa e sustentável”, frisou.

Sob a gestão do prefeito Edinho, a Prefeitura implantou diversas políticas públicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade, entre elas a implantação de iluminação pública de LED em todas as vias de acesso livre, realização das Conferências Municipais de Meio Ambiente e de Política Urbana, realização do Inventário Arbóreo de Araraquara, lançamento do novo Manual de Arborização Urbana, instituição do Plano Municipal de Educação Ambiental e ações de educação ambiental e de sensibilização da população, além do projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, que resultou em mais de 5.400 árvores plantadas.

O Governo Edinho também desenvolveu diversas ações voltadas para esse tema por meio do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), como a revitalização do Parque do Basalto; a revitalização da Área de Preservação Permanente dos Córregos Tanquinho e Pinheirinho; o projeto piloto de compostagem de resíduos de vegetação, oriundos dos serviços da arborização urbana do município e resíduos de hortifrúti; o desassoreamento das represas de captação das Cruzes e do Paiol; a retirada de vegetação aquática da represa de captação das Anhumas e da represa do Córrego Lajeado; a construção de dois novos Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos (PEVs) e um Ponto de Entrega da Comunidade (PEC); e a inauguração de cinco praças sustentáveis (Cambuy, Jardim Universal, Jardim Dumont, Santa Angelina e Victório de Santi), com mão de obra própria e reaproveitamento de materiais.

Propostas de Eliana para o meio ambiente e sustentabilidade

O Programa de Governo de Eliana conta com diversas propostas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade, entre elas: fortalecer os serviços ecossistêmicos urbanos, promovendo a criação, expansão, recuperação, conexão e aprimoramento das áreas verdes, da arborização e dos recursos hídricos, de maneira integrada com outros sistemas de planejamento territorial; ampliar os projetos de educação ambiental; adotar medidas para reduzir as emissões de gás carbônico através da implantação de modais de transporte, como ciclovias, não poluentes e incentivo à mobilidade ativa; implantar a cidade esponja por meio da criação de sistema de lagoas de retenção e parques nas áreas de várzea do município; preservar e ampliar os corredores verdes do município; promover amplo e adequado programa de arborização urbana, especialmente nos bairros periféricos; e implantar novos projetos e integrar os já existentes dentro do conceito de Florestas Urbanas, que englobam toda a cobertura vegetal do espaço urbano, conectando as matas nativas com aquelas existentes por intervenção humana, sejam elas coletivas ou individuais.

Eliana também tem propostas para a reconstrução de margens de rios e implantação de mata ciliar com espécies nativas ou espaços verdes; promover a implantação de “jardins de chuva” em regiões estratégicas da cidade para incrementar a infiltração da água no solo e diminuir o volume de água no sistema de drenagem; incentivar a utilização de telhados verdes no município com o objetivo de melhorar o microclima urbano e reduzir o volume de água pluvial no sistema de drenagem; incentivar a implantação de calçada ecológica; e implementar solução inteligente para o descarte de diferentes resíduos residenciais.

A candidata também conta com um planejamento voltado para uma cidade inteligente e sustentável, que envolve: fomentar e estimular projetos para o desenvolvimento sustentável de Araraquara, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da ONU e Agenda 2050 do Município de Araraquara; criar e implementar a Política e o Plano Municipal de Adaptação Climática e Mitigação de Riscos de Desastres, com foco naqueles em situação de vulnerabilidade, tornando a cidade mais resiliente para o enfrentamento das mudanças climáticas; realizar estudos para a implantação de sistema inteligente de coleta de resíduos, com contêineres distribuídos em áreas públicas pela cidade; promover estudos para a troca gradual da matriz energética dos próprios para fonte de energia renovável; entre outras propostas.

Eduardo Rodrigues

Eduardo Rodrigues, de 38 anos, é um empreendedor no ramo de alimentação e proprietário da Jet Pizza. Iniciou sua trajetória atuando como técnico de máquinas de cartão e entrou para o setor de pizzarias após uma oportunidade de negócio. Há uma década, Eduardo vem gerando empregos e renda com seu negócio, mostrando um olhar especial para identificar oportunidades. Eduardo valoriza profundamente a família e acredita que ela é a base de tudo. Ele preside o Partido Rede desde janeiro de 2023 e é bastante ativo em trabalhos comunitários e sociais, especialmente na cultura Hip Hop e na área ambiental.

Motivado pela necessidade de mudança e por um desejo de resultados diferentes, Eduardo pretende aplicar sua experiência empreendedora na Câmara. Seu foco está na melhoria da saúde pública, geração de oportunidades e inclusão social. Em sua atuação, já conquistou R$ 100 mil em emenda parlamentar para compra de medicamentos. Eduardo planeja prezar pela transparência e acredita no uso da tecnologia para garantir prestação de contas eficiente, além de manter um gabinete itinerante para maior proximidade com os cidadãos. Sua visão para o futuro de Araraquara inclui uma cidade mais sustentável e interligada, com melhorias na mobilidade urbana e áreas verdes.

Outras agendas

Nesta quarta (28), Eliana visitou a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), onde foi recepcionada pela presidente da entidade, Adriana Mattos. A Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA) existe desde 1989 e desenvolve ações de proteção aos animais, incluindo atendimento a denúncias de abandono e maus tratos, doações de animais (todos castrados, chipados, vermifugados e vacinados), castrações e procedimentos a baixo custo, além de atendimentos gratuitos a animais de famílias de baixa renda.

No mesmo dia, ela participou de um café com mulheres no Jardim das Paineiras. No encontro, ela teve a oportunidade de falar sobre suas propostas para a cidade, com foco nas políticas públicas em prol das mulheres. O mesmo tema norteou um encontro com mulheres realizado nesta quinta (29) no Jardim Pinheiros, onde Eliana falou sobre suas propostas juntamente com o vereador Alcindo Sabino, candidato à reeleição pelo PT.

Eliana também participou, nesta quinta-feira, da cerimônia de oficialização da lei que institui o Dia Estadual de Abertura da Campanha da Fraternidade, na Capela Sagrado Coração de Jesus, com a presença do bispo Dom Luiz Carlos Dias. A lei estadual nº 17.766, de iniciativa da deputada estadual Márcia Lia, institui o Dia Estadual de Abertura da Campanha da Fraternidade, a ser comemorado, anualmente, na segunda quinta-feira após a Quarta-Feira de Cinzas. A proposta atende pedido da Igreja Católica, das lideranças da Campanha da Fraternidade e das pastorais sociais. A Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, teve início no dia 24 de março.

 

Defesa dos direitos das mulheres tem destaque no Programa de Governo de Eliana

A candidata a prefeita Eliana Honain participou do lançamento da campanha da candidata a vereadora Rita Ferreira (PT), em encontro realizado no último domingo (25) na AAPPC, no São José. Na ocasião, o tema principal dos diálogos foi a importância de fortalecer cada vez mais a luta pelos direitos das mulheres.

Acompanhada do candidato a vice-prefeito Delorges Mano, Eliana enalteceu a atuação de Rita e destacou a importância do tema. “Foi com muita alegria que participei do lançamento da campanha da Rita Ferreira, uma mulher de muita luta, uma educadora comprometida e uma Promotora Legal Popular. Rita tem se dedicado com paixão à defesa dos direitos das mulheres, sempre presente nas causas que fazem a diferença. Ver tantas mulheres engajadas na política de Araraquara me enche de esperança e orgulho”, salientou.

Em Araraquara, as políticas públicas voltadas para as mulheres possuem grande força, inclusive com uma plenária temática no Orçamento Participativo (OP), onde as mulheres podem escolher uma obra ou programa para entrar no orçamento da Prefeitura. Por meio dessa plenária, já foram eleitos a implantação de um centro de referência para a mulher gestante e pós-parto (Programa Municipal Multidisciplinar de Cuidados na Gestação e no Pós-Parto), lançado em 2019; o Projeto Quilombo Rosa, no Valle Verde (entregue em 2021), a implantação da Casa das Margaridas (entregue em 2022); a implantação da padaria comunitária no Assentamento Bela Vista (local sendo definido com o Incra); e a ampliação do Quilombo Rosa (em fase de projeto).

O Município também promoveu o lançamento do Comitê de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher; a assinatura de convênio com a Defensoria Pública para atendimento das mulheres vítima de violência e para as demais violações de direitos; a instituição do Plano Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, composto por 22 diretrizes; a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; o lançamento do Guia de Serviços para a Mulher de Araraquara; a nova sede do Centro de Referência da Mulher, em local mais acessível e acolhedor; atividades do Mês da Mulher; programa Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a mulher; programa Patrulha Maria da Penha; projeto CRM nos Cras – Plantão e diálogo sobre violência; realização da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; entre outras ações.

Os serviços estruturados para mulheres em Araraquara são a Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, o Centro de Referência da Mulher (CRM), o Plantão 24 horas para mulheres vítimas de violência (via CRM), a Casa Abrigo (Aluguel Social), a Maternidade Gota de Leite, o Centro de Referência de Saúde da Mulher, o Programa de Saúde da Mulher e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Além deles, outros serviços envolvem a rede de proteção à mulher, como Cras, Creas, Espaço Kaparaó, Fundo Social de Solidariedade, Sesa, Crasma, Caps AD, Caps II, Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Centro de Referência LGBTQIA+, Centro de Referência Afro e a Delegacia de plantão.

Propostas de Eliana para as mulheres

Em seu Programa de Governo, Eliana Honain conta com diversas propostas voltadas para as mulheres, como: aperfeiçoar a Patrulha Maria da Penha, através do uso crescente da tecnologia em políticas públicas de segurança; dialogar nas escolas municipais sobre as noções transversais de cidadania e ações afirmativas; promover estudos para prestação de apoio jurídico às vítimas de violação dos direitos humanos em parceria com as instituições de ensino superior e OAB; incorporar o recorte de gênero e raça nas metodologias de análise e validação das políticas públicas municipais de educação, saúde, emprego e combate a todas as formas de violência; estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, visando ampliar a formação e capacitação técnica e profissional das mulheres em nosso Município, objetivando o acesso ao mercado de trabalho; incentivar e ampliar a participação de cooperativas formadas por mulheres no Programa Coopera Araraquara; criar ambulatório multidisciplinar em saúde para atendimento de mulheres no climatério; fortalecer na rede de Saúde, programas voltados ao atendimento e tratamento exclusivos para mulheres, inclusive com enfoque na dependência de drogas e álcool; e fortalecer os programas e serviços na área da saúde mental para mulheres.

Rita Ferreira

Rita Ferreira é uma educadora profundamente comprometida com justiça social e igualdade. Sua carreira abrange educação e assistência social, tendo uma vasta trajetória de militância política, tornando-a uma excelente candidata a vereadora em Araraquara.

Desde jovem, Rita mostrou forte compromisso com educação e política. Formou-se Professora em 1997. Prosseguiu seus estudos em Ciências Sociais na UNESP/Araraquara. Em 2003, ingressou na Prefeitura de Araraquara e, em 2007, tornou-se  coordenadora pedagógica na EMEF do Jardim Universal, e em 2017, assumiu a direção de uma escola no Hortências.

Rita é Promotora Legal Popular e também é envolvida em projetos e ações para a população negra. Faz parte do Núcleo de Educação em Relações Étnico-Raciais da UNESP (NUPE) e, em 2019, foi convidada pelo prefeito Edinho para coordenar a área de mulheres e em 2023 para atuar como coordenadora de Proteção Social, trabalhando para proteger famílias e crianças em vulnerabilidade.

Rita acredita na política como uma construção coletiva. Pretende realizar parcerias para desenvolver programas de capacitação e mentoria para mulheres e para a população negra. Ela também se compromete com a criação de um conselho político com representantes de todas as regiões. Rita também vai propor a criação de projeto para desconto nas contas de água para os bairros que mais separarem materiais recicláveis. Além disso, ela vai incentivar a realização de formação em Direitos Humanos para profissionais das diversas esferas da Prefeitura, inclusive dos trabalhadores terceirizados, ajudando a superar o racismo estrutural e a violência.

 

Em entrevista para “A Hora do Leite”, Eliana fala sobre sua trajetória e projetos

A candidata a prefeita Eliana Honain participou nesta quarta-feira (28) do programa “A Hora do Leite”, que vai ao ar pelo Facebook e Youtube. Em uma entrevista descontraída com os apresentadores Antonio Carlos Leite e Kaike Leite, Eliana relembrou sua infância no bairro do Carmo e contou sobre passagens marcantes de sua vida pessoal e profissional, que envolvem 38 anos de vida pública.

A ex-secretária de Saúde falou sobre o que a levou a aceitar o desafio de se candidatar a prefeita de Araraquara. “A minha vida inteira eu trabalhei no serviço público. Eu sempre estive nos bastidores, de todos os prefeitos. Entrei no Medina, trabalhei com o De Santi, com o Massafera, com o Edinho, com o Barbieri, então eu sempre trabalhei na  gestão municipal.  Vocês nunca me viram pedir voto para nada, mas agora eu estou defendendo as políticas públicas da nossa cidade. Acho que devemos cuidar muito bem da nossa cidade. Essa decisão foi tomada após uma conversa muito franca com meu marido e meus filhos, e foi motivada por eu conhecer muito a Prefeitura e pelo fato de ter recebido muito da cidade. Eu estudei em escolas públicas, minha vida inteira eu sempre trabalhei na Prefeitura de Araraquara, no setor público, servindo a população, então eu vejo que hoje eu tenho que continuar servindo a população”, assegurou.

Eliana sabe que muitas coisas precisam ser melhoradas e tem um Programa de Governo voltado para fazer a cidade avançar cada vez mais. “Eu sou uma pessoa democrática, acredito nas políticas públicas para a mudança na vida da nossa população e eu tenho que proteger tudo aquilo que Araraquara construiu. E eu acho que eu sou a pessoa preparada para conduzir os rumos de Araraquara. Eu tenho a sensibilidade de saber que não está tudo perfeito. Uma coisa que precisamos melhorar muito e é uma das minhas propostas de governo é a nossa zeladoria, cuidar das ruas. Durante a pandemia, nós fomos obrigados a priorizar a vida das pessoas, parar obras, mas agora é hora de duplicar, triplicar as equipes do Prefeitura nos Bairros para poder cuidar de Araraquara. E hoje temos as portas abertas com o Governo Federal”, acrescentou.

Ela se emocionou ao lembrar da pandemia da Covid-19 e de todo o trabalho realizado pela Prefeitura, que teve reconhecimento nacional e internacional pelo enfrentamento ao coronavírus. “Eu perdi amigos e pessoas muito próximas. Tivemos três eixos que nos ajudaram a conduzir a questão da pandemia. O primeiro foi as parcerias com as universidades e fazíamos reuniões online. O segundo eixo foi a comunicação. Não foi fácil fazer dois boletins diários e anunciar que naquele dia tinha morrido tantas pessoas ou que estávamos com os hospitais lotados e não tínhamos onde colocar as pessoas. Inclusive no dia em que meu pai morreu, no dia em que minha cunhada morreu, eu não deixei de fazer boletim, que esse era meu papel enquanto secretária de Saúde, porque a minha responsabilidade é maior. Acredito que, se eu estava secretária de saúde naquele momento, aquilo era uma missão, então eu tinha que trabalhar e não reclamar”, afirmou.

Eliana falou sobre a montagem do Hospital de Campanha e de toda a estrutura disponibilizada em Araraquara no enfrentamento à Covid-19 e também falou sobre o caso dos respiradores, que já foi resolvido pela justiça. “Hoje, o recurso dos respiradores já foi devolvido integralmente e a empresa está devolvendo os juros. Hoje foi reposto todos os recursos financeiros dos cofres públicos. Mas hoje eu iria novamente no fim do mundo para buscar esses respiradores porque essa era a minha missão. Não me arrependo de nada porque não fizemos nada de errado”, frisou.

CLIQUE AQUI para assistir a entrevista completa de Eliana no programa “A Hora do Leite”.