Eliana ressalta compromisso com luta pela igualdade e respeito à diversidade

Durante o lançamento oficial da campanha de Filipa Brunelli, realizado no último sábado (31), a candidata a prefeita Eliana Honain reforçou seu compromisso com o combate à homofobia e a promoção de políticas públicas inclusivas para a população LGBTQIAPN+ de Araraquara. Filipa, que concorre à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tem a luta pela igualdade e o respeito à diversidade como pilares de sua campanha, alinhando-se aos ideais de Eliana para uma cidade mais justa e acolhedora para todos.

Para Eliana, essa resistência deve ter total apoio do poder público. “Araraquara é a Morada da Cidadania. Morada de todas as pessoas. Nosso governo não mede esforços para construir políticas públicas eficazes para a garantia dos direitos dessa população. Fomos a primeira cidade a implementar a Casa de Acolhimento à População LGBTQIA+ mantida pelo poder público no interior paulista, temos também o Centro de Referência LGBTQIA+ e, em breve, vamos entregar o Ambulatório de Saúde Trans, que funcionará na nova sede do NGA-3, obra escolhida pela população através do Orçamento Participativo”, destaca.

Filipa acredita no poder da empatia e do diálogo como ferramentas fundamentais para a construção de uma democracia verdadeiramente participativa. “Meu objetivo é ser uma voz ativa na Câmara Municipal, representando aqueles que historicamente foram excluídos e marginalizados. Quero que Araraquara seja um exemplo de inclusão e respeito, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de viver com dignidade e liberdade. Minha reeleição é um símbolo de resistência e de transformação, lutando por um mundo mais justo e inclusivo para todos”, afirma.

Atenção e cuidados com a população LGBTQIAPN+

No Governo Edinho, a população LGBTQIAPN+ conta com uma plenária no Orçamento Participativo, onde tem a possibilidade de escolher obras e programas importantes para essa luta. Por meio do OP, essa população elegeu a implantação do Centro de Referência LGBTQIA+ (entregue em 2018), a implantação do ambulatório trans (em andamento), a implantação de casa abrigo para pessoas LGBTQIAPN+ (entregue em 2022), a implantação do programa “Transformação em Cores”, visando ao incentivo à qualificação profissional e educacional das pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social (entregue em 2024); e a construção de um espaço de lazer, cultura e esportes para a população LGBTQIAPN+ (em projeto).

Outros destaques de políticas públicas implementadas por Edinho são o formulário online para mapear a situação dos LGBTs em tempos de pandemia; o lançamento da cartilha municipal LGBTQIAPN+; a realização da Conferência Municipal de Políticas Públicas e Cidadania de LGBTs; a realização da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+; e a posse do Conselho Municipal LGBTQIAPN+.

A cidade também contou com campanhas e atividades de conscientização em datas importantes como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia, Mês da Visibilidade Lésbica, entre outras. Também foi realizada a Campanha Retifique-se, a fim de iniciar o processo de retificação de nomes civis das pessoas trans em Araraquara, com mapeamento dos indivíduos TTT (travestis, transexuais e transgêneros), em parceria com a Defensoria Pública; implantação do Disque-Denúncia 24 horas (99751-3567) e formulário on-line para denúncias, entre outras ações.

Propostas de Eliana

Em seu Programa de Governo, Eliana conta com diversas propostas voltadas para esse segmento da população, como ampliar o Programa Saúde e Cidadania para a população LGBTQIAPN+, com ênfase nos cuidados da saúde mental, na prevenção do uso de drogas e álcool e no controle das infecções sexualmente transmissíveis, bem como capacitar os profissionais de saúde sobre os conceitos de identidade de gênero e orientação sexual.

Ela também vai estimular e promover ações para o empreendedorismo LGBTQIAPN+; criar um acervo histórico que preserve a memória cultural da resistência LGBTQIAPN+ em nosso Município; garantir a participação e o acesso das pessoas LGBTQIAPN+ nos programas sociais municipais, com ênfase no Programa Araraquara em Cores; ampliar o acesso à casa de Acolhimento LGBTQIAPN+; estimular a descentralização, para as periferias da cidade, da prestação dos serviços do Centro de Referência e Resistência LGBTQIAPN+; e articular ações que orientem e acompanhem os jovens LGBTQIAPN+ e seus familiares em situações de discriminação.

Suas propostas também envolvem: estimular cursos para as forças de segurança pública com foco no respeito à população LGBTQIAPN+; promover campanhas de conscientização pública para combater preconceitos, violência e estigmas associados à população LGBTQIAPN+ idosa, promovendo o respeito e a inclusão; promover palestras e ações às famílias de pessoas LGBTQIAPN+, com o objetivo de combater a violência, discriminação e fortalecer laços familiares; e ampliar a Casa Abrigo LGBTQIAPN+ e as vagas ofertadas.

Filipa Brunelli

Filipa Brunelli TEM 32 anos, oriunda da zona sul de Araraquara. Foi eleita vereadora para seu primeiro mandato em 2020, sendo a segunda mais votada pelo PT e a primeira mulher trans/travesti a ocupar esse espaço na política local.

Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a luta por direitos humanos e pela inclusão social. Graduanda em Ciências Sociais, sempre esteve envolvida com movimentos sociais, especialmente aqueles que defendem a diversidade, a igualdade de gênero e os direitos da comunidade LGBTQIA+.

Desde que assumiu seu mandato, tem se dedicado a pautas que promovem uma sociedade mais justa e igualitária. Defende políticas públicas que assegurem educação, saúde e segurança para todos, especialmente para aqueles que mais precisam. Trouxe mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para nosso município, apresentamos mais de 50 projetos de leis, além de ações conjuntas ao governo municipal que impactam nossa cidade, como a implementação do consultório na rua, a casa de acolhimento LGBT, o ambulatório trans, a reforma do posto de saúde do Cecap, a ampliação das três Upas de nossa cidade, entre tantas outras.