Luta contra a fome: Eliana propõe expansão de iniciativas sociais em Araraquara

Na última quinta-feira (5), a candidata à Prefeitura de Araraquara, Eliana Honain, esteve na Associação Morada da Luz, conhecida como Casa da Sopa, no Jardim Universal. Acompanhada pela vereadora Fabi Virgílio, que busca a reeleição pelo PT, e pelo candidato a vice-prefeito Delorges Mano, Eliana foi recebida de braços abertos pelo presidente da entidade, Carlos Aiello. Durante a visita, Eliana conheceu de perto o trabalho inspirador realizado no local, reafirmando seu compromisso com a assistência social e o fortalecimento de iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas.

Eliana elogiou o trabalho realizado no espaço e falou sobre propostas para a assistência social. “A Casa da Sopa é uma entidade social muito importante para o município de Araraquara. Ela e as demais instituições nos auxiliam muito em relação à alimentação saudável e segurança alimentar. No nosso Programa de Governo, queremos ampliar ainda mais essas parcerias para que a população tenha acesso à alimentação e para que não ninguém passe fome no município de Araraquara”, comentou.

Em atuação desde 1990, a Casa da Sopa atende famílias em vulnerabilidade social com programas socioeducativos, de qualificação profissional e com a distribuição de sopa, alimentos in natura e cestas básicas, além de outras doações da comunidade. A entidade tem sede no Jardim Universal, além de um núcleo no Jardim São Rafael e outro no Taquaral, em Rincão. São cerca de 180 famílias cadastradas.

Fabi Virgílio também elogiou a atuação da instituição. “Agradeço o Carlos Henrique Aiello, presidente da instituição, e toda a equipe de voluntários pelo trabalho exemplar que têm realizado ao longo dos anos. O impacto positivo que a Casa da Sopa gera na vida de tantas famílias é inestimável, e seu compromisso com o próximo é um exemplo inspirador para todos nós”, pontuou a vereadora.

Cuidando da população mais vulnerável

A Prefeitura de Araraquara implementou uma série de medidas para apoiar a população em situação de rua, incluindo acolhimento, acesso a documentos, atendimento médico e inclusão em programas de transferência de renda. Realizou a 1ª Conferência Municipal sobre essa população e lançou o programa “Novos Caminhos”. Também promoveu eventos como o “Café da Manhã Solidário” e o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

Além disso, a estratégia “Araraquara Sem Fome” foi criada para erradicar a fome e reduzir a pobreza, estruturada em quatro módulos: garantir o direito à alimentação adequada, fortalecer a agricultura familiar e agroecologia, promover a geração de renda e economia solidária, e combater o desperdício de alimentos. Essa iniciativa recebeu reconhecimento internacional por meio da premiação na categoria Governança, durante o 8º Fórum Global do Pacto de Milão, em outubro de 2022.

Propostas de Eliana para a assistência social

Eliana propõe fortalecer e expandir programas municipais de assistência social, como o Bolsa Cidadania, Jovem Cidadão, e Locação Social, além de garantir proteção social básica nos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. Ela planeja intensificar a valorização profissional e a formação continuada, manter e expandir a rede de garantias sociais, e fortalecer serviços de acolhimento para assegurar dignidade e autonomia.

Outras propostas incluem apoiar entidades do Terceiro Setor, investir no trabalho social com famílias, intensificar a proteção especial para famílias em situação de vulnerabilidade, implantar novos CRAS, e fortalecer a reinserção social de egressos do sistema prisional. Eliana também pretende estruturar centros para idosos, fortalecer o atendimento à população em situação de rua, e expandir programas como a Padaria Solidária e o Banco de Alimentos. A ampliação das Hortas Comunitárias nos bairros também faz parte de suas propostas.

Fabi Virgílio

A vereadora Fabi Virgílio, 40 anos, foi eleita pelo PT em 2020 com 867 votos. Ela é formada em Teatro e Direito, com especialização em Direito Previdenciário e em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Teve uma trajetória profissional incrível: trabalhou em três bancas de jornais, foi empregada doméstica e babá, atuou na área administrativa, foi professora de artes e assessora parlamentar.

Foi membro da juventude petista e secretária de Mulheres do Diretório Municipal do PT de Araraquara (2015-2018). Vem de uma família de muitas mulheres, com ancestralidade de benzedeiras e parteiras, sendo a filha caçula de Angelina e Hélio. Tem três irmãos. Em 2022, enquanto vereadora, conseguiu recursos para a revitalização da Praça das Bandeiras (Praça do Zinho). Viabilizou R$ 3,2 milhões para a reforma da Casa da Cultura.

Na próxima legislatura, Fabi pretende atuar pela expansão do programa Cannabis Medicinal para atender mais patologias. Propõe mais investimentos em iniciativas culturais e artísticas. Trabalhará pelas mulheres, implementando e fortalecendo o Programa de Reeducação do Agressor. Defende a criação do Plano Municipal de Primeira Infância. Ela também defende o direito à cidade, com a promoção do acesso equitativo aos espaços urbanos. Fabi manterá um mandato participativo com frentes parlamentares, reuniões frequentes, participação no Orçamento Participativo, com visitas frequentes aos bairros. Atuará na fiscalização de novos loteamentos, dando atenção ao meio ambiente com a criação de uma zona de amortecimento e uma reserva biológica da Floresta Paludosa, além de um plano de manejo das águas pluviais.