A jornada de vida de Eliana Honain é uma narrativa inspiradora de resiliência, determinação e dedicação ao serviço público. Desde os primeiros passos da infância até os corredores acadêmicos que moldaram sua visão de mundo, ela carrega consigo uma bagagem de experiências que a prepararam para enfrentar os desafios e realizar as aspirações da comunidade.
Eliana Aparecida Mori Honain nasceu em 30 de abril de 1961, em Araraquara. Filha do mecânico Amalffi Mori e da dona de casa Luiza Pelícola Mori, é a irmã caçula dos irmãos Luiz, Eloísa e João, com quem viveu toda sua infância no bairro do Carmo.
Na juventude, estudou nas escolas públicas estaduais Florestano Libutti e Victor Lacorte, no bairro do Carmo, e na Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), no Centro. Em 1983, formou-se no curso de Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP).
Em 2001, quando o prefeito Edinho Silva assumiu a Prefeitura de Araraquara, Eliana foi convidada, pela primeira vez, para o cargo de Secretária de Saúde do município, onde permaneceu durante os dois primeiros mandatos de Edinho, até 2007.
Na terceira gestão de Edinho, em 2017, Eliana novamente foi chamada para o cargo, no qual permaneceu também para o quarto mandato, que se encerra em 2024.
Além de gestora pública, enfermeira e profissional de saúde, Eliana Honain também é docente e tutora do Programa de Aprendizagem em Saúde e Sociedade, no curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, e consultora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.
O que não faltou em sua longa e honrada trajetória de mais de 37 anos de trabalho na Saúde Pública foram desafios. Em 2019, Eliana enfrentou a pior epidemia de dengue da história da cidade, com 23 mil casos da doença. Reorganizou todo sistema de saúde para atender os doentes e mobilizou as equipes de Vigilância em Saúde para combater o mosquito Aedes aegypti, casa a casa, diuturnamente.
Seu primeiro contato com a gestão pública aconteceu em 1989, quando foi convidada para ser coordenadora dos serviços de enfermagem em Araraquara. Nessa atribuição, passou a comandar toda a rede básica de saúde do município. Em 1993, concluiu sua especialização em Saúde Pública pela USP de Ribeirão Preto.
Durante sua trajetória na administração pública, trabalhou em diversos governos e com vários secretários da Saúde, como Regina Barbieri, Valter Curi Rodrigues e o médico Anuar Lauar, com quem muito aprendeu. Participou da implantação do modelo inovador de Saúde e Educação Infantil integrados, construído no governo do ex-prefeito Clodoaldo Medina, nos anos de 1980, pela então diretora de Educação, Heloísa Michetti, e pela diretora de Saúde, Juliete Ester do Amaral, que é referência até os dias atuais.
Deu um novo salto na carreira e coordenou o setor de Avaliação e Controle,com participações em reuniões de direção e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.