Entre as diversas políticas públicas desenvolvidas por Eliana Honain à frente da Secretaria Municipal de Saúde, uma delas chama a atenção por beneficiar diretamente a vida de milhares de pessoas. Trata-se do Saúde Cidadã, programa criado para agilizar, em regime de mutirão, a realização de consultas médicas, cirurgias eletivas e exames represados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Santa Casa de Araraquara e outros prestadores de serviços.
O Saúde Cidadã foi criado em 2017 e, logo em seu primeiro ano, realizou mais de 20 mil procedimentos. Com a pandemia de Covid-19, os serviços de Saúde relacionados a exames e cirurgias do SUS foram paralisados para que se pudesse concentrar todas as atenções nos cuidados com as pessoas acometidas com o coronavírus, o que ocasionou um grande acúmulo de procedimentos.
E foi pensando em solucionar esse problema que Eliana lançou, no final de 2021, uma nova fase do programa, chamada Saúde Cidadã – Pós-pandemia, que priorizou exames e cirurgias eletivas que haviam ficado represados durante o período crítico da pandemia, somando mais de 10 mil procedimentos realizados.
Em janeiro de 2024, uma nova fase do programa foi lançada, estruturada em um investimento de R$ 59.994.124,00 de recursos liberados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. Essa nova etapa impulsionou a realização das demandas, ajudando a cuidar das pessoas que aguardavam por esses exames, consultas e cirurgias.
O programa envolve os exames de ultrassonografia e ressonância nuclear magnética (inclusive por sedação) de diversas áreas anatômicas; cintilografia óssea e do miocárdio; ecocardiograma; polissonografia; eletroneuromiografia; estudos urodinâmicos; endoscopia digestiva alta, colonoscopia; retossigmoidoscopia; biópsia guiada por ultrassonografia; densitometrias óssea; holter 24 horas; monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA); eletrocardiogramas; e arteriografias/angiografias.
O programa promove também a ampliação de oferta de consultas médicas para avaliação pré e pós cirúrgicas das especialidades cirurgia geral, coloproctologia, dermatologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia, hematologia, otorrinolaringologia, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia vascular e cirurgia plástica.
Em relação às cirurgias eletivas, o Saúde Cidadã conta com uma (re)avaliação dos casos em fila de espera e realização dos procedimentos cirúrgicos apurados, conforme capacidade física e operacional instaladas nos prestadores hospitalares conveniados no município. O programa também propicia a contratação de procedimentos eventuais, identificados nas consultas e avaliadas como essenciais para elucidação diagnóstica, tratamento ou confirmação de ato cirúrgico (exames de alto custo que, segundo avaliação médica e confirmada por protocolos clínicos referendados pelo SUS, sejam fundamentais para a continuidade do cuidado dos pacientes avaliados).