Eliana destaca força do movimento hip hop em Araraquara

Na noite desta quinta-feira (18), a ex-secretária de Saúde e pré-candidata à Prefeitura de Araraquara, Eliana Honain, prestigiou a solenidade que marcou a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de construção da Casa do Hip-Hop, no Jardim América. A obra é uma demanda eleita na Plenária da Cidade do Orçamento Participativo (OP), programa que permite à população escolher as obras ou programas a serem priorizados pela Prefeitura. A construção se dará em duas fases, que juntas somam um investimento de R$ 2,3 milhões.

Eliana enalteceu a força do movimento na busca pelo seu espaço. “A Casa do Hip Hop é uma realidade em Araraquara, uma conquista que nasceu da força e dedicação do movimento hip hop nas plenárias do Orçamento Participativo. É uma vitória de todos que lutam por seus sonhos. O movimento hip hop em Araraquara está completando 30 anos de resistência e cultura, com suas raízes no Caic, no Selmi Dei, um local de grande importância para nossa juventude. O hip hop é mais do que um movimento cultural, é um patrimônio social que simboliza a luta e a resistência da juventude e da comunidade das periferias de Araraquara. Deixo meus parabéns ao prefeito Edinho que valoriza e fortalece muito esse importante movimento.

O hip hop surgiu no início dos anos 1970 nos Estados Unidos, como uma forma de expressão cultural e social entre a juventude afro-americana e latina. Influenciado pela música funk e soul, o hip hop começou com festas de bairro, mas rapidamente tornou-se uma voz poderosa para comunidades marginalizadas, abordando questões sociais, políticas e raciais, e evoluiu para um movimento global que continua a impactar a cultura popular.

Em 2023, o coletivo do movimento apresentou o projeto base para o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (COMPPHARA) tornar o hip hop patrimônio imaterial de Araraquara.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário