Eliana destaca papel da economia criativa e solidária no fortalecimento da justiça social
A ex-secretária de Saúde e pré-candidata à Prefeitura de Araraquara, Eliana Honain, prestigiou, no último sábado (3), a 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária, que foi realizada no auditório da ETEC Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial, no Centro. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, que integra a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A atividade teve a parceria da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.
Eliana destacou em suas redes sociais a importância da economia criativa e solidária citando um programa de sucesso na cidade, o Coopera Araraquara, que visa incentivar a criação, o desenvolvimento, a consolidação, a sustentabilidade e a expansão de empreendimentos econômicos solidários, organizados em cooperativas ou outras formas associativas. São cerca de 500 pessoas beneficiadas. “A economia criativa e solidária é uma alternativa para a geração de trabalho e renda. Essa iniciativa está transformando a vida de pais, homens, mulheres e jovens que estão tendo a oportunidade de ter, na economia criativa e solidária, a geração de renda e uma perspectiva melhor de vida. O programa Coopera Araraquara oferece incentivo financeiro, capacitação técnica e apoio para que essas pessoas possam se reorganizar e com isso transformar as suas vidas. É um programa muito especial, um programa que tem muita penetração na nossa população e vem proporcionando essa transformação. São inúmeras cooperativas e associações de sucesso aqui em Araraquara. Este é um programa que a população confia e nós temos que ter a confiança de que essa transformação de pessoas através do trabalho criativo e solidário vai continuar em Araraquara”.
A 3ª Conferência Municipal de Economia Criativa e Solidária teve o tema central “Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação” e foi uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), que será realizada em 2025 em Brasília, com o tema “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.
Em Araraquara, a economia criativa e solidária conta com diversas políticas públicas desenvolvidas pelo governo Edinho. Além do Coopera Araraquara, a cidade tem a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), que auxilia sete cooperativas, três associações e três novos empreendimentos que estão em formação. Araraquara tem também o Programa Municipal de Estímulo às Startups, que incentiva o desenvolvimento econômico e a inovação com auxílio financeiro para startups, e o Edital de Chamamento Público 01/2024, que seleciona projetos para a melhoria de serviços e produtos de cooperativas e empreendimentos solidários. O Município também conta com várias feiras de economia criativa como a Feira de Artesanato do Choro das Águas, RolêFeira, Feira do Pôr do Sol, Feira Pets & Veg, Feira Tô em Casa, GiraFeira, Feira do Botânico e Encontro de Brechós.
Participaram da conferência o prefeito Edinho; o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a coordenadora executiva de Trabalho e Economia Solidária, Camila Capacle; a presidente do Conselho Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária (Comtecs), Vivian Pacheco; a coordenadora executiva de Participação Popular, Nathália Rigolin; Julia da Silva Gutierrez Ruiz, que representou as entidades de fomento e universidades de Araraquara; e Elaine Alves, que representou os empreendimentos econômicos solidários de Araraquara.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!