Atuação
diferenciada

nos cuidados
com o autismo

Eliana também teve papel fundamental, em 2020, na inauguração do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, um dos primeiros centros de referência do autismo públicos do estado de São Paulo e o primeiro em todo o Brasil com atendimento 100% SUS.

Desde então, a unidade tem cumprido sua missão de assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Araraquara e da microrregião. A unidade especializada foi um compromisso firmado com entidades ligadas ao tema. A sede fica no Jardim Dom Pedro I, ao lado do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Eduardo Lauand, que é responsável pela gestão do espaço e é vinculado à Secretaria Municipal da Saúde.

O local conta com salas de atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimento individual e em grupo, sala de reunião, recepção e banheiros. O investimento foi de cerca de R$ 260 mil, com recursos do Ministério da Saúde.

O Centro de Referência é resultado de projeto elaborado por grupo de trabalho instituído em abril de 2017, que reúne representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Planejamento e Participação Popular, além da sociedade civil organizada.

E a unidade passará por reformas para poder atender ainda mais pessoas, já que sua ampliação foi eleita como prioridade na Plenária Temática das Pessoas com Deficiência do Orçamento Participativo em 2023. A Prefeitura também mostrou pioneirismo ao lançar na cidade a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo com o propósito de garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acolhimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A Prefeitura também realiza, com frequência, cursos, publicação online de cartilhas e ações de conscientização sobre o tema.