Uma trajetória de dedicação
ao serviço público

A jornada de vida de Eliana Honain é uma narrativa inspiradora de resiliência, determinação e dedicação ao serviço público. Desde os primeiros passos da infância até os corredores acadêmicos que moldaram sua visão de mundo, ela carrega consigo uma bagagem de experiências que a prepararam para enfrentar os desafios e realizar as aspirações da comunidade.

Eliana Aparecida Mori Honain nasceu em 30 de abril de 1961, em Araraquara. Filha do mecânico Amalffi Mori e da dona de casa Luiza Pelícola Mori, é a irmã caçula dos irmãos Luiz, Eloísa e João, com quem viveu toda sua infância no bairro do Carmo.

Na juventude, estudou nas escolas públicas estaduais Florestano Libutti e Victor Lacorte, no bairro do Carmo, e na Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), no Centro. Em 1983, formou-se no curso de Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP).

Em 2001, quando o prefeito Edinho Silva assumiu a Prefeitura de Araraquara, Eliana foi convidada, pela primeira vez, para o cargo de Secretária de Saúde do município, onde permaneceu durante os dois primeiros mandatos de Edinho, até 2007.

Na terceira gestão de Edinho, em 2017, Eliana novamente foi chamada para o cargo, no qual permaneceu também para o quarto mandato, que se encerra em 2024.

Além de gestora pública, enfermeira e profissional de saúde, Eliana Honain também é docente e tutora do Programa de Aprendizagem em Saúde e Sociedade, no curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, e consultora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

O que não faltou em sua longa e honrada trajetória de mais de 37 anos de trabalho na Saúde Pública foram desafios. Em 2019, Eliana enfrentou a pior epidemia de dengue da história da cidade, com 23 mil casos da doença. Reorganizou todo sistema de saúde para atender os doentes e mobilizou as equipes de Vigilância em Saúde para combater o mosquito Aedes aegypti, casa a casa, diuturnamente.

Seu primeiro contato com a gestão pública aconteceu em 1989, quando foi convidada para ser coordenadora dos serviços de enfermagem em Araraquara. Nessa atribuição, passou a comandar toda a rede básica de saúde do município. Em 1993, concluiu sua especialização em Saúde Pública pela USP de Ribeirão Preto.

Durante sua trajetória na administração pública, trabalhou em diversos governos e com vários secretários da Saúde, como Regina Barbieri, Valter Curi Rodrigues e o médico Anuar Lauar, com quem muito aprendeu. Participou da implantação do modelo inovador de Saúde e Educação Infantil integrados, construído no governo do ex-prefeito Clodoaldo Medina, nos anos de 1980, pela então diretora de Educação, Heloísa Michetti, e pela diretora de Saúde, Juliete Ester do Amaral, que é referência até os dias atuais.

Deu um novo salto na carreira e coordenou o setor de Avaliação e Controle,com participações em reuniões de direção e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.

Em 2020, comandou a cidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e seu trabalho incansável e intersetorial transformou Araraquara em uma referência nacional no combate à doença. Em um momento crucial para nossa comunidade, ela demonstrou liderança, comprometimento e determinação, fatores que foram determinantes para que a cidade pudesse proteger a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos e o mais importante: salvar vidas.

Casada com o médico Eduardo Honain desde 1984, Eliana morou em São Paulo entre os anos de 1984 e 1985, quando seu marido foi fazer residência, época em que teve sua primeira filha, Laila. Retornou para Araraquara, prestou concurso para enfermeira na Prefeitura de Araraquara e, desde 1986, trabalha na área da saúde pública do município. Em 1988, ficou grávida do seu segundo filho, Felipe.

Coligação Frente Democrática de Araraquara Federação BRASIL DA ESPERANÇA: PT, PCdoB e PV; Federação PSOL REDE; Federação PSDB CIDADANIA; MDB, PP, PDT, PODE e PSB