Eliana anuncia avanços e novos projetos para a causa animal em Araraquara

A candidata a prefeita Eliana Honain, destacou, em sua live “Diálogos com Eliana”, a importância das políticas públicas de bem-estar animal, um tema pelo qual afirma ter grande afinidade. “Os animais são grandes companheiros que merecem atenção, cuidado e respeito”, disse Eliana, reforçando seu compromisso em manter e expandir as ações já existentes na cidade.

Atualmente, Araraquara é referência em programas de acolhimento e socorro veterinário para animais de rua. Entre 2017 e 2023, foram realizadas mais de 22 mil castrações e viabilizadas 2.455 adoções, com um investimento anual de aproximadamente 5 milhões de reais. A cidade também conta com uma Coordenadoria de Bem-Estar Animal que desenvolve diversas ações de proteção aos animais. Além disso, a candidata anunciou a construção de um Ambulatório Público de Atendimento à Saúde Animal, que atenderá animais de famílias de baixa renda com consultas, exames e cirurgias, em um espaço de 1.120 metros quadrados.

“Essa obra foi decidida pelo Orçamento Participativo e já está em fase de licitação. Se o povo de Araraquara decidiu, para nós, é lei”, afirmou Eliana. O projeto incluirá consultórios, salas de cirurgia, gatil, canil e até um estábulo, com investimento previsto de R$ 3 milhões. Segundo Eliana, o ambulatório reforça o compromisso de sua gestão em promover um cuidado completo para a população animal da cidade.

 
Eliana também citou uma proposta para evitar o atropelamento de animais silvestres nas rodovias. “Temos na nossa programação corredores verdes para que os animais silvestres façam suas transições sem correr o risco de serem atropelados. Além de todo atendimento, também temos essa preocupação e esses corredores vão dar vazão para os nossos animais”, pontuou.

Eliana enfatizou que o cuidado com os animais é responsabilidade tanto dos tutores quanto do poder público e que pretende tornar Araraquara um exemplo de bem-estar animal no país. “Quero fazer de Araraquara a melhor versão que ela pode ser, cuidando das pessoas, da cidade e dos animais”, concluiu.