Eliana defende propostas para a igualdade racial em Araraquara
No último sábado (21), Eliana Honain, candidata à Prefeitura de Araraquara, esteve presente na Plenária da Igualdade Racial, realizada na Casa da Democracia. O evento, que contou com a participação de lideranças negras, além do prefeito Edinho e da deputada estadual Thainara Faria, foi uma oportunidade para Eliana destacar suas propostas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial na cidade.
Para Eliana, o evento propiciou um espaço de diálogo e discussão voltado para o fortalecimento das políticas públicas que promovem a igualdade racial e combatem o racismo. “Esse encontro foi muito importante para fortalecermos ainda mais nossos laços e reforçar o meu compromisso com a construção de uma cidade justa, igualitária e onde o racismo e a discriminação não tenham vez. De mãos dadas, seguiremos em frente trabalhando muito por uma Araraquara cada vez mais inclusiva e que pertença a todos”, frisou.
O prefeito Edinho afirmou que o voto em Eliana reforça a luta contra o preconceito. “De um lado, estão aqueles que lutam contra as mazelas da sociedade como racismo, homofobia e machismo. Do outro, aqueles que legitimam essas práticas. Para mim, não pode haver dúvidas dos caminhos distintos. Nessa vida, é preciso escolher um lado, e o meu lado é o daqueles que lutam sem aceitar preconceito e discriminação como algo normal. Quero também destacar a importância de elegermos vereadoras e vereadores pretas e pretos. Não podemos afirmar que Araraquara é uma cidade democrática se não houver representatividade preta na Câmara Municipal”, comentou.
Para Thainara, a plenária pela igualdade racial foi um dos momentos mais significativos da Casa da Democracia. “Araraquara mostrou que está unida na luta por uma sociedade de fato antirracista, alinhada com um projeto de governo plural e participativo. Nós não podemos imaginar que a luta acabou. Ainda temos muito a percorrer, muito a conquistar para que possamos derrotar de vez o ódio que há tanto tempo rege as estruturas brasileiras. Precisamos de homens e mulheres pretos e pretas ocupando todos os espaços de poder, sendo a maioria nas tomadas de decisões. Precisamos que todas as pessoas estejam conosco nessa jornada, porque a luta não pertence somente a nós”, pontuou a deputada.
Governo antirracista
A gestão do prefeito Edinho Silva em Araraquara tem implementado diversas políticas voltadas para a promoção da igualdade racial. Entre as principais ações, destaca-se a construção de uma sede própria para o Centro de Referência Afro Mestre Jorge e a criação do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas. A Prefeitura também garantiu recursos específicos para o Fundo Municipal da Igualdade Racial e estabeleceu parcerias para a inauguração da Casa SP Afro Brasil, fortalecendo o compromisso com a equidade racial.
Além disso, a cidade de Araraquara tem realizado eventos significativos, como a Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, a Semana da Mulher Negra Latino-Caribenha, e a cerimônia de entrega do Prêmio André Braz. O Mês da Consciência Negra também conta com programações expressivas na cidade. Outras iniciativas incluem a publicação de um livro sobre a história da escravização local e o lançamento de uma cartilha contra a injúria racial. Essas ações visam combater o racismo estrutural e promover o respeito à diversidade étnica na cidade.
Propostas de Eliana
Eliana conta com uma série de propostas voltadas para o combate ao racismo e à promoção da igualdade racial em Araraquara. Entre as principais iniciativas estão o fortalecimento da formação de profissionais de saúde sobre questões específicas da saúde da população negra, além de ações de prevenção e tratamento de doenças que afetam essa população, como anemia falciforme e hipertensão. Outro ponto importante é o incentivo ao empreendedorismo negro, com foco em pequenas e médias empresas, além do fortalecimento de empreendimentos cooperativos liderados por pessoas negras.
Eliana também se compromete a ampliar a diversidade étnico-racial nas campanhas publicitárias da Prefeitura e a regulamentar centros e terreiros de religiões de matriz africana, equiparando-os a outros templos religiosos. Além disso, a candidata propõe parcerias com empresas locais para aumentar a empregabilidade da população negra, reforçando o combate à discriminação racial no mercado de trabalho e promovendo maior inclusão social.