Eliana dispara na liderança em pesquisa encomendada pela Rádio Morada do Sol

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20), encomendada pela Rádio Morada do Sol e realizada pelo instituto Engracia, aponta que Eliana Honain (PT) disparou na liderança na corrida eleitoral visando a Prefeitura de Araraquara.

No cenário estimulado, quando são apresentados os candidatos aos entrevistados, Eliana lidera com 54% das intenções de voto, seguida de Dr. Lapena (PL) com 34%, Dr. Marcos Garrido (PSD) com 2%, Pedro Tedde (Novo) com 1% e Tiago Pires (PCO) com 1%. Eleitores que responderam não saber em quem votar somam 7%.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados não recebem uma lista de nomes dos candidatos, Eliana tem 53%, seguida de Dr. Lapena com 34%, Dr. Marcos Garrido com 2%, Pedro Tedde com 1% e Tiago Pires com 1%, enquanto um total de 8% não sabem ou não responderam.

No cenário em que constam apenas os votos válidos, sem considerar os indecisos, a liderança de Eliana é ainda mais evidente, com 58,7% dos votos válidos contra 36,9% de Lapena e 2,2% de Marcos Garrido. Pedro Tedde e Tiago Pires aparecem cada um com 1,1%.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre quem eles acreditam que vencerá as eleições municipais de Araraquara, independentemente da preferência. Neste cenário, 54% acreditam que Eliana será a nova prefeita de Araraquara e 31% acreditam no Dr. Lapena. Um total de 11% não souberam ou não responderam, enquanto 2% apontaram o Dr. Marcos Garrido como vencedor. Pedro Tedde e Tiago Pires, cada um com 1%, completam a lista.

A pesquisa, que está registrada no TSE-SP sob o número 07674/2024, entrevistou 625 eleitores de Araraquara entre 15 e 18 de setembro. Os entrevistados foram distribuídos proporcionalmente de acordo com idade, sexo e local de residência. O nível de confiança da pesquisa é de 95,5%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Crescimento constante

A pesquisa confirma o crescimento de Eliana na intenção de voto do eleitor de Araraquara. Esse aumento na vantagem para seus concorrentes já havia sido evidenciado na semana passada, quando três pesquisas apontaram a liderança de Eliana.

A primeira pesquisa da última semana foi divulgada na quarta-feira (11), encomendada pela Rádio Morada do Sol e realizada pelo instituto Engracia. No cenário estimulado, a ex-secretária de Saúde de Araraquara contava com 42%, seguida de Dr. Lapena com 34%, Dr. Marcos Garrido e Pedro Tedde, ambos com 3%, e Tiago Pires com 1%. Votos nulos representam 4%, enquanto 13% não souberam responder. No cenário espontâneo, Eliana conta com 42% das intenções de voto, seguida de Dr. Lapena com 33%, Dr. Marcos Garrido com 3%, Pedro Tedde com 3% e Tiago Pires com 1%. Nulos e brancos somam 4%, enquanto 14% dos entrevistados não sabem ou preferiram não responder.

Na quinta (12), foi divulgada a pesquisa encomendada pelo Portal iG e realizada pelo instituto Ágora. No cenário estimulado, Eliana aparecia na liderança com 33% das intenções de votos. Ela era seguida de Dr. Lapena com 25%, Pedro Tedde (Novo) com 6%, Tiago Pires (PCO) com 5% e Dr. Marcos Garrido (PSD) com 2%, enquanto brancos e nulos somam 18%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam somam 16%. No cenário espontâneo, quando os entrevistados não recebem uma lista de nomes dos candidatos, Eliana tinha 17%, seguida de Dr. Lapena com 15%, Edinho Silva com 6%, Pedro Tedde com 2% e Dr. Marcos Garrido com 1%, entre outros nomes. Brancos e nulos somavam 1%, enquanto um total de 57% não sabem ou não responderam.

Na sexta (13), foi divulgada a pesquisa encomendada pela TV Record e realizada pelo instituto Real Time Big Data, que mostrou Eliana na liderança do cenário estimulado com 40% das intenções de voto, seguida de Dr. Lapena (PL) com 31%, Pedro Tedde (Novo) com 6%, Dr. Marcos Garrido (PSD) com 6%, Thiago Pires (PCO) com 1%, enquanto brancos e nulos somam 8%, mesma porcentagem de quem não sabe ou não respondeu. No cenário espontâneo, Eliana aparecia à frente com 22%, seguida de Dr. Lapena com 14%, Pedro Tedde com 3%, Dr. Marcos Garrido com 2%, Edinho Silva com 1% e outros com 3%. Nesse cenário, 11% dos entrevistados declararam votar nulo ou branco e 44% não souberam responder.