Eliana participa da Plenária das Mulheres nesta quinta-feira (26)
A Plenária das Mulheres é um espaço de diálogo e mobilização voltado à promoção da igualdade de gênero e ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. A plenária reúne lideranças femininas, representantes de movimentos sociais, ativistas e autoridades para debater as demandas das mulheres e propor soluções que visam garantir mais inclusão e justiça social, reforçando a importância da representatividade feminina nos espaços de poder e decisão.
O encontro contará com a participação das deputadas estaduais Thainara Faria e Márcia Lia; e da presidente do PSDB Mulher de São Paulo, Edna Martins.
Atenção à mulher
Em Araraquara, as políticas públicas para as mulheres têm grande importância, sendo parte integrante do Orçamento Participativo (OP). Através de uma plenária temática, as mulheres têm a oportunidade de escolher obras ou programas para serem incluídos no orçamento municipal. A partir disso, projetos significativos foram implementados, como o centro de referência para gestantes e mães no pós-parto, o Projeto Quilombo Rosa, a Casa das Margaridas, e a padaria comunitária no Assentamento Bela Vista. Essas ações visam ampliar o atendimento às necessidades das mulheres em diversas fases da vida.
Além dessas iniciativas, o município também promoveu o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, com a criação de novos serviços e a ampliação de parcerias, como o convênio com a Defensoria Pública para atender vítimas de violência. A cidade conta com o Plano Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Centro de Referência da Mulher (CRM). Diversos programas, como a Patrulha Maria da Penha e o projeto CRM nos Cras, também fazem parte das ações voltadas à proteção e ao cuidado das mulheres em Araraquara.
Propostas de Eliana para as mulheres
O programa de governo de Eliana Honain apresenta diversas propostas direcionadas às mulheres, incluindo o aprimoramento da Patrulha Maria da Penha, utilizando mais tecnologia nas políticas públicas de segurança. Ela propõe trabalhar no âmbito escolar, promovendo a cidadania e ações afirmativas, além de estudos para oferecer apoio jurídico às vítimas de violação de direitos humanos, em parceria com universidades e a OAB.
O programa também visa incluir um recorte de gênero e raça nas políticas públicas de educação, saúde e emprego, combatendo todas as formas de violência. Há planos para parcerias que ampliem a capacitação técnica e profissional das mulheres, promovendo sua inserção no mercado de trabalho, além de incentivar cooperativas femininas no Programa Coopera Araraquara. Na área da saúde, Eliana propõe a criação de um ambulatório especializado para mulheres no climatério e o fortalecimento dos programas de saúde mental e de tratamento de dependência de álcool e drogas para o público feminino.