Eliana propõe horário estendido nos postos de saúde e implantação de uma UPA na região Sul
Em sua live “Diálogos com Eliana”, a candidata a prefeita Eliana Honain falou sobre algumas propostas para a área da Saúde de Araraquara. Um dos destaques de seu Programa de Governo é o programa “Mais horas, mais Saúde”, que fará com que todas as unidades básicas de saúde passem a atender até às 20h, com o objetivo de contemplar plenamente o atendimento ao trabalhador, a trabalhadora e seus dependentes. “Essa é uma proposta prioritária em meu governo. Esse programa vai ampliar os horários de atendimento de todas as unidades básicas de saúde e assim facilitar a vida de quem trabalha. Essa ação também implica na contratação de novas equipes e essas equipes serão contratadas através de concurso público. Queremos que as unidades tenham mais equipes nesse período, até porque é importante que essas unidades criem um vínculo com a população”, comentou.
Outra proposta relevante de Eliana é a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Região Sul. “Já estamos analisando o terreno. Já conversei com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e em janeiro já vou encaminhar a solicitação de recursos para a construção da unidade. E após isso, também faremos o credenciamento perante o Ministério da Saúde. Essa é uma necessidade daquela região, que precisa de uma unidade de urgência e emergência, pela distância dela em relação às demais UPAs. Essa já é uma situação concretizada junto à nossa ministra Nísia. Temos que aguardar janeiro para dar início a essa construção”, explicou.
Eliana também propõe criar um centro cirúrgico junto à Unidade de Retaguarda do Melhado, para ampliar a cobertura de cirurgias de menor complexidade. “É uma demanda muito grande por cirurgias que muitas vezes não têm necessidade de ser na Santa Casa, em uma estrutura tão complexa. Esse centro cirúrgico faria pequenas cirurgias como apendicite, correção de uma hérnia, uma redução de fratura que você consegue colocar no local sem abrir, extração de cisto, cirurgias da pele, que muitas vezes ocupam o centro cirúrgico, entre outras. Além do Melhado, vamos fazer dois centros cirúrgicos no Centro de Oftalmologia. Com isso, vamos diminuir as internações da Santa Casa e dar mais agilidade a esses procedimentos”, pontuou.
Eliana também vai implantar o Centro de Cuidado Integral ao Diabético. “Sabemos que o diabético tem inúmeras complicações se ele não for muito bem cuidado. Além de ter serviço médico, sabemos que a nutrição é algo muito importante para a manutenção dessa dieta. Além disso, é preciso ter cuidado com a atividade física. Então nós teremos médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos para estimular isso. Nós teremos também algo inovador, que é o cuidado com o pé diabético, com a inserção da podologia para cuidarmos também dessas pessoas. Geralmente, o primeiro ferimento vem pelo pé, vem por um corte inadequado de uma unha, e isso pode evoluir para uma úlcera e até para uma amputação. Então teremos todos esses profissionais, além de enfermagem e serviço de psicologia para trabalharmos muito com essa doença crônica”, salientou.
O Programa de Governo completo de Eliana pode ser conferido na íntegra no site https://elianahonain.com.br/programa-de-governo-participativo.