Eliana visita o Lar Nossa Senhora das Mercês e dialoga com comunidade do São Rafael II
Na noite desta terça-feira (23), a ex-secretária de Saúde e pré-candidata à Prefeitura de Araraquara, Eliana Honain, visitou o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) Nossa Senhora das Mercês, que fica no Jardim São Rafael II. Ela foi recepcionada pela Irmã Cida, Franciscana da Imaculada Conceição e coordenadora do espaço, que a levou para conferir algumas atividades do local.
Além de uma visita pelo espaço que atende 130 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, Eliana também participou de uma roda de conversa com membros da comunidade. Foram abordados diversos assuntos como a pauta da criança e do adolescente, assistência social, saúde e educação, além dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Araraquara e demandas sugeridas diretamente pelos moradores para o fortalecimento dessas políticas públicas.
Eliana falou sobre a relevância do conteúdo levantado no encontro. “Foi muito bom ter esse diálogo em um espaço tão importante como este, que é coordenado pela Irmã Cida, que é uma amiga e uma inspiração para mim. É extremamente importante seguir com as políticas públicas que cuidam das pessoas e fortalecer os programas sociais que transformam vidas em Araraquara. É fundamental essa união e troca de ideias para que não tenhamos retrocessos nessas áreas tão sensíveis e que a cidade avance cada vez mais”, ressaltou.
A Irmã Cida enalteceu a presença de Eliana no espaço. “A Prefeitura conta com diversos projetos que nasceram da conversa, do diálogo, da construção, em conjunto com a população através do Orçamento Participativo. Valorizamos muito essa proposta, com uma Prefeitura que dialoga, uma Prefeitura que ouve a população, sobretudo o povo mais sofrido e marginalizado. Após a explanação, os participantes trouxeram também seus pontos de vista, evidenciaram avanços, conquistas e a forma humanitária com a qual foram tratados. Foi um momento democrático, um momento muito lindo, um momento de participação, um momento que a gente percebe o quanto é bom termos uma cidade humana, que pensa na pessoa enquanto ser de potencial, enquanto ser que pode construir junto”, comentou.
O Lar Nossa Senhora das Mercês atua desde 1935, com quase nove décadas de trabalho na área de responsabilidade social de Araraquara. O espaço, que ficava no Centro, atendia apenas meninas, mas recentemente incluiu os meninos e aumentou em mais de 30% os números de atendimento após mudar suas instalações para o novo prédio, no Jardim São Rafael II, que conta com um espaço amplo, fresco e projetado especialmente para as atividades culturais que são oferecidas.
Além do São Rafael, a região do novo prédio envolve as comunidades do Selmi Dei, Jardim Indaiá, Jardim dos Oitis, Jardim Veneza, Jardim Boa Vista, Vila Galli, Parque Residencial Jardim do Valle, Residencial Valle Verde e Parque Residencial Laura Molina. Crianças e jovens de todas essas regiões são atendidas pelo projeto, que conta com o trabalho de voluntários para seu desenvolvimento.
O Lar oferece café da manhã e almoço para a turma matutina, que se desloca até o lar em um ônibus exclusivo, cedido pela Prefeitura. A turma da tarde chega, almoça e também conta com café da tarde. Enquanto permanecem no espaço, as crianças, com idades de 6 a 16 anos, participam de oficinas, sendo oito delas com professores cedidos pelo Município. O projeto também se mantém com programas oferecidos pelo Governo, além de verbas municipais e estaduais.
O encontro desta terça contou também com a participação da deputada estadual Thainara Faria (PT) e do vereador Alcindo Sabino (PT).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!