Em entrevista internacional, Eliana reforça importância da participação popular

Nesta sexta-feira (23), a candidata a prefeita Eliana Honain participou de uma entrevista para Michelle Alas, aluna da Brown University, que fica em Rhode Sland, nos Estados Unidos. O tema abordado na conversa foi o Orçamento Participativo, ferramenta implantada em Araraquara pelo prefeito Edinho em 2001 para ouvir a população sobre os investimentos realizados pela Prefeitura.

Michelle cursa bacharelado em relações internacionais e públicas (política e governança) e estudos latino-americanos e caribenhos. Ela pesquisa questões de governança democrática e migração humana, com foco regional na América Central e no Brasil. Viajou extensivamente, pesquisando democracia participativa no Brasil, Indonésia, França e Portugal. Na Brown, Alas atua como editora-chefe do Brown Journal of World Affairs e como Bonner Community Fellow.

Michelle também representa a Inter-American Dialogue, que tem como objetivo principal fomentar a cooperação e o entendimento entre as nações das Américas, promovendo políticas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável, a estabilidade democrática e a prosperidade econômica na região.

Em sua entrevista, Eliana falou sobre o período em que atuou como coordenadora do OP em 2008 e lembrou de passagens importantes à frente desta coordenadoria e destacou a relevância da participação popular na gestão municipal.

Vale destacar que o primeiro item do Programa de Governo de Eliana prevê o fortalecimento do Orçamento Participativo como instrumento de participação popular para dar voz à população nas tomadas de decisões e garantir maior transparência com o uso do dinheiro público. “A participação popular é a espinha dorsal do governo do prefeito Edinho e eu pretendo dar sequência a esse trabalho de ouvir a população. A participação popular transforma a gestão pública, garantindo que as políticas implementadas reflitam as reais necessidades e desejos dos moradores”, comentou.

Além do Orçamento Participativo, que conta com 11 plenárias regionais e sete plenárias temáticas (mulheres, população negra, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, juventude, idosos e cidade), Araraquara também favorece a participação popular com a atuação de 30 conselhos municipais, que juntos reúnem 950 conselheiros empossados.