Em entrevista para “A Hora do Leite”, Eliana fala sobre sua trajetória e projetos
A candidata a prefeita Eliana Honain participou nesta quarta-feira (28) do programa “A Hora do Leite”, que vai ao ar pelo Facebook e Youtube. Em uma entrevista descontraída com os apresentadores Antonio Carlos Leite e Kaike Leite, Eliana relembrou sua infância no bairro do Carmo e contou sobre passagens marcantes de sua vida pessoal e profissional, que envolvem 38 anos de vida pública.
A ex-secretária de Saúde falou sobre o que a levou a aceitar o desafio de se candidatar a prefeita de Araraquara. “A minha vida inteira eu trabalhei no serviço público. Eu sempre estive nos bastidores, de todos os prefeitos. Entrei no Medina, trabalhei com o De Santi, com o Massafera, com o Edinho, com o Barbieri, então eu sempre trabalhei na gestão municipal. Vocês nunca me viram pedir voto para nada, mas agora eu estou defendendo as políticas públicas da nossa cidade. Acho que devemos cuidar muito bem da nossa cidade. Essa decisão foi tomada após uma conversa muito franca com meu marido e meus filhos, e foi motivada por eu conhecer muito a Prefeitura e pelo fato de ter recebido muito da cidade. Eu estudei em escolas públicas, minha vida inteira eu sempre trabalhei na Prefeitura de Araraquara, no setor público, servindo a população, então eu vejo que hoje eu tenho que continuar servindo a população”, assegurou.
Eliana sabe que muitas coisas precisam ser melhoradas e tem um Programa de Governo voltado para fazer a cidade avançar cada vez mais. “Eu sou uma pessoa democrática, acredito nas políticas públicas para a mudança na vida da nossa população e eu tenho que proteger tudo aquilo que Araraquara construiu. E eu acho que eu sou a pessoa preparada para conduzir os rumos de Araraquara. Eu tenho a sensibilidade de saber que não está tudo perfeito. Uma coisa que precisamos melhorar muito e é uma das minhas propostas de governo é a nossa zeladoria, cuidar das ruas. Durante a pandemia, nós fomos obrigados a priorizar a vida das pessoas, parar obras, mas agora é hora de duplicar, triplicar as equipes do Prefeitura nos Bairros para poder cuidar de Araraquara. E hoje temos as portas abertas com o Governo Federal”, acrescentou.
Ela se emocionou ao lembrar da pandemia da Covid-19 e de todo o trabalho realizado pela Prefeitura, que teve reconhecimento nacional e internacional pelo enfrentamento ao coronavírus. “Eu perdi amigos e pessoas muito próximas. Tivemos três eixos que nos ajudaram a conduzir a questão da pandemia. O primeiro foi as parcerias com as universidades e fazíamos reuniões online. O segundo eixo foi a comunicação. Não foi fácil fazer dois boletins diários e anunciar que naquele dia tinha morrido tantas pessoas ou que estávamos com os hospitais lotados e não tínhamos onde colocar as pessoas. Inclusive no dia em que meu pai morreu, no dia em que minha cunhada morreu, eu não deixei de fazer boletim, que esse era meu papel enquanto secretária de Saúde, porque a minha responsabilidade é maior. Acredito que, se eu estava secretária de saúde naquele momento, aquilo era uma missão, então eu tinha que trabalhar e não reclamar”, afirmou.
Eliana falou sobre a montagem do Hospital de Campanha e de toda a estrutura disponibilizada em Araraquara no enfrentamento à Covid-19 e também falou sobre o caso dos respiradores, que já foi resolvido pela justiça. “Hoje, o recurso dos respiradores já foi devolvido integralmente e a empresa está devolvendo os juros. Hoje foi reposto todos os recursos financeiros dos cofres públicos. Mas hoje eu iria novamente no fim do mundo para buscar esses respiradores porque essa era a minha missão. Não me arrependo de nada porque não fizemos nada de errado”, frisou.
CLIQUE AQUI para assistir a entrevista completa de Eliana no programa “A Hora do Leite”.