Em lançamento oficial de sua campanha, Eliana destaca propostas para Araraquara avançar cada vez mais
Com uma trajetória que abrange 38 anos de dedicação à vida pública, Eliana Honain se apresentou neste domingo (18) como a candidata que está pronta para conduzir Araraquara rumo a um futuro mais próspero e inclusivo. O lançamento oficial de sua campanha, realizado no Banco de Cadeira de Rodas do Rotary Club, na Vila Xavier, foi um evento carregado de emoção e energia, reunindo apoiadores, lideranças políticas e membros da comunidade que acreditam em sua capacidade de liderar a cidade.
Diante de uma plateia atenta, Eliana destacou as principais propostas que compõem seu plano de governo, sempre enfatizando sua experiência e o profundo compromisso com o bem-estar da população. “A minha campanha, a minha propositura de candidata a prefeita, não nasceu da noite para o dia. Ela foi construída na base de uma gestão pública. Há 38 anos eu trabalho na Prefeitura de Araraquara e há 38 anos eu construo as políticas públicas. Eu conheço a nossa cidade, eu conheço nossos bairros, eu sempre estive nos bastidores trabalhando para que a população fosse atendida, para que a população tivesse a garantia dos seus direitos. Esse foi o meu papel. Por tudo isso, eu tenho uma história e tenho condições de governar Araraquara. Muitos prometem, mas não sabem os caminhos e acham que as coisas acontecem em um passe de mágica. Eles prometem, enquanto eu sei governar. Essa é a grande diferença”, assegurou.
Eliana Honain é nascida em Araraquara, filha de um mecânico e uma dona de casa. Cresceu no bairro do Carmo e teve sua formação totalmente realizada em escolas públicas, antes de se formar no curso de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 38 anos de dedicação à Saúde pública de Araraquara, Eliana deve ir para o pleito municipal credenciada por um trabalho de destaque à frente da Secretaria Municipal de Saúde do governo do prefeito Edinho, com quem trabalhou na implementação de programas e políticas públicas de sucesso na cidade. Teve atuação e liderança determinantes para que Araraquara se tornasse uma referência nacional e internacional no combate à pandemia de Covid-19.
Delorges engajado
O evento não apenas marcou o início oficial de sua campanha, mas também simbolizou a união de forças que Eliana pretende conduzir em sua possível gestão, com Delorges Mano ao seu lado como vice. Juntos, eles miram a gestão municipal de 2025-2028 com a promessa de construir uma Araraquara mais forte, justa e desenvolvida.
Delorges Mano comentou que Araraquara se encontra em um caminho de progresso que não pode ser interrompido. “Nós temos muito o que mostrar. São UPAs reformadas, Gota de Leite, creches, o Plano de Macrodrenagem, que é a maior obra de infraestrutura da história de Araraquara, graças ao trabalho do Edinho, junto ao governo Lula, com um investimento de R$ 143 milhões. Não podemos ter retrocesso, temos que manter Araraquara no trilho certo do progresso, da evolução, do caminho de olhar para as pessoas que mais necessitam. E esse progresso passa pela Eliana”, pontuou.
Trabalho com amor e entrega
O prefeito Edinho salientou que a gestão de Araraquara necessita de um trabalho integral, com determinação e amor pela população. “Araraquara precisa da Eliana Honain, que está preparada para esse desafio. A Eliana conhece o orçamento público, conhece a máquina pública, conhece cada secretaria da Prefeitura. A Eliana não vende magia para as pessoas, não vende facilidades para as pessoas. Governar uma cidade é um ato de muita coragem e muita determinação. Governar uma cidade não pode ser um bico. É preciso se dedicar 24 horas por dia, sete dias por semana e não tem facilidade. É resolver problemas o dia inteiro e à noite vai organizar os problemas do dia seguinte. E no dia seguinte, aparecem outros problemas. Não tem magia, mas tem suor, tem entrega e tem amor pelo povo. Quem não ama o povo não consegue governar uma cidade. E o amor ao povo não é de quatro em quatro anos. O amor ao povo deve existir todos os dias, nos bairros e perto da população”, comentou.
União pelo fortalecimento da democracia
Eliana e Delorges integram a Coligação Frente Democrática de Araraquara, que é composta por 12 agremiações políticas: Partido dos Trabalhadores (PT), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Verde (PV), Cidadania, Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos, Progressistas e Rede Sustentabilidade.
Edna Martins, presidente do PSDB Mulher de São Paulo, falou em nome dos partidos políticos coligados ao projeto. “Algumas questões nos unem para estarmos aqui hoje e a primeira delas é que queremos cuidar de Araraquara e cuidar de Araraquara significa garantir que o governo municipal continue comprometido com as pessoas mais vulveráveis da nossa cidade, que o governo municipal continue promovendo políticas públicas efetivas de defesa dos direitos da mulheres, dos negros, de participação popular. Isso tudo é o que promove a igualdade e faz a nossa gente crescer”, salientou.
O ex-prefeito Marcelo Barbieri também destacou o propósito de defesa da democracia. “Estamos todos unidos aqui, 12 partidos representados, 139 candidatos e candidatas porque temos uma coisa em comum, que é a missão de defender a democracia no Brasil. O que nos une em primeiro lugar é que todos esses partidos e candidatos têm uma meta de defender o Brasil, a democracia e a liberdade. Não queremos a volta da ditadura que nós derrubamos nesse país, não queremos o retorno do fascimo que já matou, torturou e excluiu as pessoas da vida política do nosso Brasil. Nos unimos em torno de uma pessoa que tem capacidade para melhorar a cidade, que tem competência para avançar ainda mais, que tem capacidade para fazer com que a cidade seja cada vez mais valorizada, e a verdadeira mudança é a Eliana que representa. É uma mudança para melhorar, para avançar e para crescer”, apontou.
O ex-prefeito Roberto Massafera falou sobre o desafio que Eliana terá pela frente se eleita. “Muitos perguntam quem foi o melhor prefeito de Araraquara, mas a verdade é que cada prefeito soube enfrentar os desafios de sua época. Em 1970, 50% da população de Araraquara moravam no campo. Hoje, 10% moram no campo. Em cada bairro, nós construímos postos de saúde, creches e escolas. Hoje Araraquara tem 37 postos de saúde, 58 creches e 300 médicos trabalhando na saúde básica. Esse é o trabalho que a Eliana vai enfrentar. O desafio é grande, os próximos quatro anos serão muito difíceis, mas a Eliana está preparada. A Eliana tem o nosso apoio, não pelo passado, mas pelo futuro”, observou.
Força das mulheres
A deputada estadual Márcia Lia comentou sobre a valorização da participação popular na gestão municipal. “Todos nós sabemos o que significou um governo popular e democrático para o povo de Araraquara. Não é à toa que temos 12 partidos alinhados com a campanha da Eliana Honain para nos fazer continuar governando essa cidade tão importante do estado de São Paulo. A nossa candidata é a mais preparada, é a que tem amor no coração, é a que tem mais disposição de continuar trabalhando para melhorar as vidas das pessoas que mais precisam”, afirmou.
A deputada estadual Thainara Faria falou sobre a necessidade de manter o olhar da Prefeitura para as pessoas que mais precisam. “Somos um time de inconformados. A gente não se conforma com a fome, a gente não se conforma com o ódio, a gente não se conforma com o sexismo, com a misoginia, com o patriarcado, e é esse time de inconformados que está nas ruas para bater de porta em porta e mostrar porque esse projeto é o melhor para a cidade de Araraquara. A Eliana tem que ser prefeita para proteger todas as políticas públicas que construímos ao longo dos anos”, mencionou.
Apoio de lideranças
Também foram exibidas mensagens de vídeo de lideranças políticas importantes como a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o deputado federal Carlos Zarattini; o deputado estadual Eduardo Suplicy; o deputado estadual Paulo Fiorilo; e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!