Em live com o Dr. Jeferson Manoel, Eliana aborda a gestão eficiente da saúde pública

Em seu quinto programa da série “Diálogos com Eliana: Conversar para Avançar”, a candidata à Prefeitura de Araraquara, Eliana Honain, conversou nesta terça-feira (20), de forma remota, com o Dr. Jeferson Manoel, em live cujo vídeo está disponível para visualização nos perfis de Eliana Honain no Instagram (@elianahonain), Facebook e Youtube, e também pelo Instagram do convidado (@medsualoucaa).

O bate-papo desta terça teve o tema “Gestão eficiente da saúde pública, inclusão e cuidado com as pessoas”. Eliana valorizou a atuação do entrevistado em relação aos estudos voltados para o tema abordado. “O Dr. Jeferson Manoel é um jovem muito querido, que eu tive a oportunidade de conhecer em um curso de inverno promovido pela Unesp de Araraquara. É muito bom poder admirar e conversar com alguém como ele, que é tão engajado em tantas áreas, como essa da gestão da saúde e do cuidado. E uma pessoa que tem uma disposição muito grande de construir mais saberes e mais conhecimentos”, disse Eliana.

O entrevistado compartilhou sua experiência como doutorando em Ciências da Saúde Coletiva e enalteceu a atuação de Eliana. “Eu mencionei muito nas minhas redes sociais o trabalho da Eliana e não tem como pensar em saúde pública sem falar da Eliana, que é referência nacional de saúde pública, combate à endemia, à pandemia. Quando eu conheci a Eliana, fiquei encantado”, salientou Jeferson.

O entrevistado comentou que vive com autismo nível 1 de suporte e TDAH, o que não o impede de alcançar seus sonhos e inspirar outras pessoas. “Fui diagnosticado precocemente, graças a Deus. Quanto antes o sujeito tiver o diagnóstico, mais ele terá uma melhor qualidade de vida. As pessoas estranham quando me veem falar, porque estou sempre identificado, e isso é um orgulho para mim porque hoje em dia eu empodero famílias, eu ajudo famílias, estou no Centro de Assistência Social como voluntário, e eu vou seguir assim, não vou parar. Falar de saúde pública, de cuidado e inclusão das pessoas é uma missão que eu tenho, eu faço isso por amor. E eu sei que ninguém faz isso melhor do que a Eliana, que também faz tudo por amor e é por isso que tem sucesso e reconhecimento. O reconhecimento da população, como a Eliana teve na pandemia, só vem quando o trabalho é bem feito”, salientou.

O convidado elogiou o Centro de Referência do Autismo de Araraquara e falou sobre a necessidade de valorizar políticas públicas desse tipo. “Precisamos estar atentos aos candidatos que apoiam a inclusão, quem vai estar ao lado das pessoas. O autismo não é só uma pessoa, envolve a família toda. A pessoa idosa também vai envolver a família toda, assim como a pessoa com deficiência. Capacitismo também é uma coisa que é crime no Brasil e é importante as pessoas ficarem atentas”, apontou.

Eliana falou sobre a importância da participação popular na gestão da saúde. “Não se constrói o SUS sem a participação da comunidade. E existem várias formas da população participar. A primeira delas é através das conferências, que acontecem no Estado, na União e no Município. Elas fazem uma avaliação sobre a situação do município, apontando o que está e o que não está bom, e o que precisa avançar. A partir disso, surgem diretrizes para o gestor. O gestor não amanhece em um certo dia e decide fazer um hospital. Não é assim. A população que vai apontar se existe a necessidade de se fazer esse hospital, em cima dos indicadores de saúde. A conferência faz proposições, ou seja, ela propõe. E com essas proposições,  a gente constrói o plano municipal de saúde. A deliberação sobre a participação da comunidade se dá por meio dos conselhos municipais, do conselho estadual e do conselho nacional”, explicou.

Segundo ela, a população está presente nas conferências e nos conselhos, pois 50% dos integrantes das conferências e dos conselhos são usuários da saúde. “Na construção do meu programa de governo, fizemos plenárias para ouvir a população. Fomos consultar o Plano da Saúde de Araraquara para saber quais são as linhas que foram tiradas de lá. Então a população participa muito e a população tem que participar, não só da Saúde. Aqui em Araraquara, contamos com o Orçamento Participativo, que é uma forma de participação da comunidade. A população escolhe qual é a obra ou investimento que ela quer. O Orçamento Participativo é lei em Araraquara”, acrescentou.

Jeferson Manoel é doutorando e mestre em ciências da saúde coletiva pela Absolute Christian University (Orlando- Flórida), especialista em imunologia e microbiologia, doenças infecciosas e parasitárias, saúde pública, neurociência clínica e neuropsicopedagogia institucional e clínica, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Nutrição Aplicada ao Autismo, TDAH, Educação Inclusiva e em Cannabis Medicinal (FACUMINAS). Ele também é terapeuta integrativo complementar, capacitado para reconhecimento, diagnóstico e intervenção do Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami). Prescritor de Fitoterápicos para Atletas e Neurodivergentes. É médico e biomédico psicobiologista e esteta. Também é pesquisador, escritor, docente, palestrante e congressista. Em seu Instagram (@medsualoucaa), ele trata de temas como o autismo e as ações direcionadas à saúde.

A live com o Dr. Jeferson Manoel foi a quinta da série “Diálogos com Eliana”. A primeira foi realizada no dia 16 de julho e contou com a participação de Bruck Oliver, especialista em artes cênicas e comunicador de Araraquara, em bate-papo com o tema “O papel da arte e da cultura na transformação das pessoas e da cidade”. A segunda live da série, no dia 23 de julho, contou com a participação do influencer digital Cadu Ferreira e teve o tema “Como empreender e fazer bons negócios em Araraquara?”. Na terceira, em 6 de agosto, Eliana recebeu Roseli Gustavo, ex-jogadora de basquete, medalhista olímpica e presidente da Fundesport, para o diálogo com o tema “Como o esporte transforma vidas?”. Em sua quarta live, na última terça (13), Eliana conversou com a influenciadora digital e educadora Tayná Carvalho, em bate-papo com o tema “Saúde mental e autoestima). Todas as lives estão disponíveis para visualização nas redes sociais de Eliana Honain.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário