Lançamento da Nova Turma do Programa “PIIS – Frentes da Cidadania”
Em solenidade realizada nesta segunda-feira (13), na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, participou do lançamento e da aula inaugural da 11ª turma do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) – Frentes da Cidadania. Este programa tem como objetivo central o combate à exclusão social, oferecendo uma bolsa para que os beneficiários se insiram em cursos profissionalizantes e exerçam práticas profissionais nas áreas em que estejam se qualificando.
Eliana Honain destacou a importância do programa para a inclusão e o resgate da cidadania. “O depoimento de quem passou pelo programa representa toda a importância de um governo comprometido em cuidar das pessoas. E nós temos esse compromisso de cuidar de vocês e vamos continuar cuidando da melhor maneira possível, trabalhando muito. Araraquara vai continuar sendo essa cidade modelo em inclusão e resgate de cidadania, onde todos podem ter seu espaço ao sol, já que nós somos a Morada do Sol,” mencionou a secretária.
O prefeito Edinho Silva falou sobre a relevância do PIIS. “Eu, particularmente, acredito que o que mais nos realiza é quando vemos um sonho nosso se tornar realidade. Quando eu imaginei esse programa, eu imaginei que de fato ele pudesse ajudar quem mais precisava. A lei fala que quem tem prioridade é quem está há mais tempo desempregado, mulher arrimo de família, pessoa com familiar com deficiência dentro de casa, mãe que tem o maior número de filhos, e pessoa que cumpriu pena, porque quem cumpriu pena tem o direito de recomeçar sua vida. Estou feliz de estarmos trazendo mais famílias para dentro do programa, porque não é a pessoa, mas a família que é colocada. Quero que vocês aproveitem bastante e quem já está no programa ajude quem está entrando,” frisou Edinho.
A nova turma do PIIS conta com um total de 20 beneficiários, que se juntam a 47 que já estão ativos no programa. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o PIIS foi instituído pela Lei Municipal nº 8.998, de 19 de junho de 2017 e lançado em 14 de setembro de 2017. O público-alvo do programa são adolescentes que estejam ou tenham cumprido medida socioeducativa e pessoas em situação de vulnerabilidade social.