No Bela Vista, ministro destaca relevância de Eliana para o fortalecimento da democracia em Araraquara
A candidata a prefeita Eliana Honain participou neste sábado (31) de um almoço seguido de uma roda de conversa com moradores do Assentamento Bela Vista, em um encontro que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do prefeito Edinho, da deputada estadual Márcia Lia e da vereadora Fabi Virgílio, candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O evento teve o objetivo de promover um diálogo próximo entre as lideranças políticas e os membros do Coletivo Pé Vermelho, com foco nas demandas e desafios enfrentados pelos assentados do Assentamento Bela Vista. O encontro buscou fortalecer as relações entre as autoridades e a comunidade local, além de discutir propostas para o desenvolvimento agrário e a agricultura familiar.
Em sua fala, o ministro apontou a eleição de Eliana como fundamental para o fortalecimento da democracia na cidade. “Araraquara é a cidade que foi a fortaleza da democracia no Brasil. Quando teve a pandemia, Araraquara foi a cidade que seguiu tudo direitinho, da melhor maneira possível. Araraquara foi um exemplo de cuidado com a população. É muito importante que o legado de oito anos de luta do Edinho continue e a Eliana será a protagonista dessa continuidade, assim como ela foi protagonista como secretária da Saúde. Vai ser uma mudança importante, pois será uma mudança com uma mulher na Prefeitura”, frisou.
Eliana reforçou as palavras do ministro e lembrou dos desafios enfrentados no enfrentamento da Covid-19 em Araraquara. “Foi durante a pandemia que demonstramos toda a nossa capacidade de cuidar das pessoas e gerir uma crise humanitária sem precedentes. Com determinação, enfrentamos os desafios e garantimos conquistas que nos orgulham até hoje. Por isso, é fundamental continuar seguindo pelo caminho certo, avançando cada vez mais. Obrigada, Ministro Paulo Teixeira, pelo seu apoio e por sempre estar trabalhando por nossa cidade”, ressaltou.
Edinho agradeceu ao ministro pela presença e reforçou a importância de Eliana para a continuidade e desenvolvimento do projeto já realizado na cidade. “Eu falo aqui, sem dúvida alguma, que a Eliana Honain é a mais preparada para governar nossa cidade, e já mostrou isso na liderança durante o combate à Covid. A Eliana representa justiça social, o desenvolvimento da nossa cidade com igualdade. E representa tratar com dignidade as famílias assentadas, fortalecer as políticas públicas e valorizar a pequena produção. É necessário que a Eliana seja a próxima prefeita de Araraquara, para que Araraquara avance e não corra nenhum risco”, apontou.
Ações da Prefeitura no Assentamento Bela Vista
Na gestão de Edinho, a Prefeitura cuidou com carinho do Assentamento Bela Vista, com obras como a pavimentação ecológica da Agrovila, a reforma e a ampliação da EMEf e do CER do assentamento, a reforma e ampliação da unidade de saúde, a reconstrução da Ponte dos Machados e a aquisição de uma máquina Patrol para manutenção de estradas rurais daquela região.
Houve ainda a assinatura do documento de cessão de uso do casarão do Bela Vista e terrenos arredores por parte do Incra para a Prefeitura; a entrega do CEP Rural aos moradores do assentamento (por meio do convênio Rotas Rurais com o Governo do Estado de São Paulo); convênio com o Estado, por meio do programa Melhor Caminho, para recuperação de 6,46 km da estrada de terra ARA-287, principal via de acesso ao assentamento; entrega do novo poço de captação profunda, que se soma a outros dois poços e um reservatório existentes; manutenção das estradas rurais, com acompanhamento da comissão de moradores; realização de oficinas sobre prevenção e controle de queimadas; manutenção e organização das Feiras do Produtor Rural; e Patrulha Rural (via Guarda Civil Municipal).
O município de Araraquara também ampliou o número de vagas da atividade delegada da Polícia Militar, permitindo que a PM também estruturasse um esquema de segurança nas áreas rurais, que já acontecia com a presença diária de duas equipes para a realização do policiamento ostensivo preventivo, principalmente nos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. O Município também foi responsável pela construção da casa do Correio e por uma parceria com Senar em cursos de capacitação oferecidos aos assentados, incluindo o curso Jovem Agricultor do Futuro. Além disso, a plenária temática de Mulheres do Orçamento Participativo elegeu como investimento prioritário a implantação de uma padaria comunitária no Assentamento Bela Vista, que está em projeto porque precisa da liberação do Incra.
O Município também conta com políticas públicas destinadas à agricultura familiar, como a Patrulha Agrícola (que visa disponibilizar máquinas e implementos agrícolas aos agricultores familiares), a análise de solo (o agricultor recolhe uma amostra do solo onde fará o plantio e a Prefeitura submete a um laboratório para realização da análise e submissão de resultados), a assistência técnica (cálculo de adubação, orientação de cultivo, análise de doenças e pragas), o Campo Limpo (coletas anuais de embalagens de agrotóxicos, bem como palestras de conscientização e orientação de uso e descarte), o PAA (Programa Alimenta Brasil), o PMAIS (Programa Municipal da Agricultura de Interesse Social) e o Programa Negócio do Campo (realização de Feira do Produtor).
Propostas de Eliana para os assentamentos
Em seu programa de Governo, Eliana se compromete a assegurar que os moradores dos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre tenham acesso adequado à proteção social básica por meio da implementação de equipes volantes de assistência social.
Ela também vai aprimorar o Programa Municipal de Educação do Campo, de modo a alcançar a qualificação de jovens que atuem no fortalecimento dos territórios rurais em suas múltiplas dimensões (econômicas, sociais, ambientais) em parceria com instituições de ensino técnico, tecnológico e superior; implantar, em sistema de parceria, do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos nas Escolas do Campo, conforme demanda; e desenvolver políticas para a juventude do campo.