Obras e programas que fazem
a diferença na vida das pessoas
Ao longo de quatro mandatos como Secretária de Saúde de Araraquara nos governos do prefeito Edinho, Eliana Honain sempre teve um foco principal de seu trabalho: cuidar das pessoas.
Ela não apenas assumiu a responsabilidade crucial de liderar essa pasta tão relevante para a cidade, como também se destacou por um legado de realizações notáveis que transformaram positivamente nosso sistema de saúde. Sua gestão incansável e o compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade resultaram em uma série de obras impactantes e programas inovadores. Sob sua liderança, testemunhamos a implementação de infraestruturas modernas, a expansão de serviços essenciais e o lançamento de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Pronto Socorro do Melhado
Entre 2001 a 2008, período que marcou os dois primeiros mandatos de Edinho à frente da Prefeitura de Araraquara, Eliana teve protagonismo na abertura do Pronto Socorro do Melhado, uma obra que impressionou a população pela estrutura e qualidade do atendimento.
Ampliação do atendimento de saúde
Também dentro desses primeiros mandatos, a secretária foi responsável pela ampliação da atenção básica na cidade, com abertura de quatro novas unidades de Estratégia da Saúde da Família e a criação do sistema de regulação médica de consultas e vagas hospitalares. Eliana também criou a equipe de urgência e emergência na Santa Casa com médicos no local, 24 horas, nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia e anestesia.
Reabertura da Unidade do Melhado
Nos dois últimos mandatos do Governo Edinho, entre 2017 e 2024, Eliana voltou a liderar a Secretaria da Saúde com obras e programas imprescindíveis para o município. Ela trabalhou para a reabertura do antigo Pronto Socorro do Melhado, que estava fechado desde 2012. A unidade de saúde foi reativada em 2020 como um Centro de Estabilização durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, com a redução da demanda de Covid, passou a atender também como centro de estabilização, recebendo pacientes de baixa complexidade encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Posteriormente, em 2022, o espaço foi reinaugurado como uma unidade de retaguarda às urgências e diagnósticos, com o propósito de ser uma intermediária entre as UPAs e a Santa Casa de Araraquara.
Reestruturação da UPA do Valle Verde
No Valle Verde, além de construir uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), Eliana comandou uma reorganização na UPA, que sofria com atrasos no atendimento. Assim, foi ampliado o quadro de funcionários da unidade, que também passou a oferecer atendimento pediátrico. Dessa forma, a Prefeitura entregou política de atenção básica a uma das regiões mais populosas da cidade, que é a Região Norte.
Estrutura contra a Covid-19
Eliana comandou o enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Araraquara com um planejamento que contou com diversas ações que fizeram a diferença para a cidade se tornar referência nesse período. Ela liderou a implantação do Hospital da Solidariedade, que foi construído em cinco semanas e inaugurado em maio de 2020 para atender os pacientes em meio à pandemia de Covid-19. Outra medida eficiente tomada na pandemia foi a adaptação da UPA da Vila Xavier, que se tornou provisoriamente um centro de testagem que pôde atender a população com rapidez e estrutura de qualidade. Além disso, comandou a criação do Comitê de Contingência do Coronavírus e de ações como a expansão do horário de atendimento de unidades de saúde, a criação de um 0800 para telemedicina, contratação de equipes de bloqueio, parceria com Faculdade de Farmácia da Unesp, mapeamento da doença na cidade, criação da Rede de Solidariedade para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade e divulgação diária sobre a situação do vírus por meio de boletins.
Luta contra a dengue
Eliana também foi uma figura crucial no combate à dengue, principalmente em duas epidemias vividas pela cidade em 2019 e 2022. Ela foi responsável pela implantação do Centro de Atendimento da Dengue de Araraquara, o Dengário, que realizou no momento mais crítico da epidemia uma média de 440 atendimentos por dia. Ela também intensificou ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, com bloqueios, visitas domiciliares, nebulização e fumacê, além do fortalecimento de campanhas de conscientização.
Centro de Referência do Autismo
Eliana também atuou na implantação do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, um dos primeiros centros de referência do autismo públicos do estado de São Paulo e o primeiro em todo o Brasil com atendimento 100% SUS. O local conta com salas de atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimento individual e em grupo.
Programa Saúde em Casa
Ela também foi lançou na cidade o Saúde em Casa, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a entrega em domicílio de medicamentos de uso continuado para doenças crônicas controladas, como hipertensão e diabetes, com o intuito de favorecer as pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção ou, que por algum outro motivo, não podem sair de casa.
Programa Saúde Cidadã
Entre os programas criados por Eliana, destaca-se o Saúde Cidadã, que agiliza, em regime de mutirão, a realização de consultas médicas, cirurgias eletivas e exames represados para pacientes do SUS, em parceria com a Santa Casa de Araraquara e outros prestadores de serviços.
Cuidar das pessoas sempre
Assim, a grande liderança de Eliana Honain como Secretária Municipal de Saúde é evidenciada não apenas por suas inúmeras realizações, mas pela transformação concreta que essas ações trouxeram para a vida das pessoas. Seja na implementação de infraestruturas modernas, na expansão de programas ou na promoção de campanhas de conscientização, seu trabalho a favor da vida, sempre se destacou pela dedicação em proporcionar uma saúde pública mais robusta, acessível e eficaz no cuidado a toda a população.