Prêmios e homenagens
que coroam uma
trajetória brilhante

É justamente nos momentos mais turbulentos e desafiadores que temos a oportunidade de testemunhar e apreciar verdadeiramente a capacidade e a força das pessoas. É durante as adversidades que se revelam as verdadeiras características de resiliência, empatia e determinação que residem em cada indivíduo. E foi durante a pandemia de Covid-19, pior crise sanitária e maior tragédia brasileira de todos os tempos, que Eliana Honain liderou a cidade de maneira corajosa e inabalável na luta para salvar vidas, com um trabalho que se tornou referência em todo o país. A atuação de Eliana se refletiu em premiações de destaque não só no setor da Saúde como também em homenagens decorrentes de sua relevância na área social.

Premiada no Rio de Janeiro
Um exemplo de premiação que orgulhou a cidade foi concedida em 13 de dezembro de 2021, quando Eliana Honain foi até o Rio de Janeiro para receber o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz.
Na ocasião, representou as enfermeiras e técnicos em enfermagem e a luta dos municípios na pandemia de Covid-19. O prêmio foi criado em 2004, com o objetivo de preservar a inquestionável obra e memória de Sergio Arouca na defesa da saúde pública no Brasil e também valorizar ações de nossa sociedade que visem, da mesma forma, a garantia de direitos e bem-estar social.

Destaque estadual
Sua luta durante a pandemia também já havia sido reconhecida, em 14 de dezembro de 2020, com o recebimento do 1º Prêmio “Programa Parcerias Municipais” do Governo do Estado de São Paulo. Dos 645 municípios do Estado, Araraquara foi considerada destaque como a cidade com maior capacidade de testagem da população e a de menor letalidade.

Reconhecimento em Araraquara
Após receber premiações que valorizaram seu trabalho pelo estado de São Paulo e pelo Brasil, Eliana se emocionou no dia 31 de março de 2023, quando foi condecorada com o Prêmio ‘Heleieth Saffioti – Mulher Destaque’. O motivo da emoção é que, dessa vez, a homenagem foi feita diante de seus parentes e amigos no plenário da Câmara Municipal de Araraquara.
A escolha de seu nome se deu por uma indicação da maioria dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araraquara. A premiação tem o objetivo de homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente e prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania, por isso a solenidade é realizada em março, mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Mais significativo do que os prêmios conquistados em virtude da atuação durante a pandemia é, sem dúvida, o reconhecimento palpável e sincero das pessoas de nossa cidade. Enquanto as honrarias celebram realizações notáveis, é nas expressões de gratidão, nos olhares de esperança e nas palavras de apoio vindas diretamente da comunidade que reside o verdadeiro valor. O calor humano, a confiança renovada e a sensação de pertencimento proporcionados pelo reconhecimento local são inestimáveis. Este é o indicativo mais autêntico de que, em tempos desafiadores, a dedicação e o esforço não passaram despercebidos, fortalecendo os laços entre os cidadãos e quem liderou a Saúde da cidade no momento mais difícil da nossa história. No fim das contas, é a apreciação e a validação vindas daqueles que foram diretamente impactados que se tornam as recompensas mais gratificantes e duradouras.