Propostas de Eliana reforçam cuidados e proteção aos animais
Eliana enalteceu a atuação da ONG e falou sobre propostas para a causa animal. “É importante ter uma parceria com as ONGs para que a possamos ajudar as famílias que têm alguma dificuldade em cuidar de seus animaizinhos de estimação, pois quem tem sabe o quanto custa. Proponho ampliar nossos programas de chipagem, de esterilização e auxílio de custos veterinários. Vamos também fazer parcerias que resultem na diminuição de maus tratos aos animais”, comentou.
A Abraça Vidas, fundada em 30 de outubro de 2021, é uma associação sem fins econômicos e tem por finalidade a realização de diversos projetos de assistência de proteção e defesa dos animais, pautada no real trabalho e dedicação em prol da beneficência. Sua missão é realizar no município de Araraquara resgate de animais e abrigamento de filhotes de felinos, orientação e conscientização sobre animais silvestres, campanhas de arrecadação e ações concretas de comunicação e assistência em prol de humanos e animais.
A associação realiza atualmente o resgate de gatinhos filhotes que não se enquadram no protocolo do Bem-Estar Animal de Araraquara ou que os voluntários tenham atestado por si a necessidade de recolhimento. A associação não tem como resgatar cães, mas pretende futuramente implementar um projeto para resgate.
A sede funciona como um excelente ponto para doações, uma espécie de “loja de adoção” e para captação de doações e desenvolvimento de nossas ações e campanhas. É responsável pela feira Pets e Vegs, feira realizada no Parque Infantil com apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara.
Ações da Prefeitura em prol do bem-estar animal
A Prefeitura de Araraquara tem implementado diversas ações em prol do bem-estar animal, incluindo o lançamento do programa de voluntariado “Amigo Bicho”, a ampliação do programa de castração e chipagem de cães e gatos, que zerou a fila de espera em 2021, e a arrecadação de ração pela Rede de Solidariedade. Além disso, foram feitas adequações em leis municipais para garantir a proteção dos animais, como a permissão de circulação em vias públicas e a proibição de fogos de artifício ruidosos.
Outras iniciativas incluem a tradicional Feira de Adoção de Animais, que acontece duas vezes por mês no Parque Infantil, além da posse do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, a entrega de um castramóvel, a criação do Plano Municipal de Políticas Públicas para os Animais e a realização de eventos educativos. A cidade também oferece atendimento 24 horas pela Ouvidoria Animal e promove ações como o Pet Folia, com adoções e arrecadação de ração. Essas políticas visam combater o abandono e os maus-tratos e promover a guarda responsável.
Propostas de Eliana
Em seu Programa de Governo, Eliana apresenta um conjunto de propostas voltadas para o bem-estar animal, que incluem o fortalecimento da política de combate aos maus-tratos e a implementação de espaços de convivência para animais domésticos em parques e praças, com áreas de recreação, bebedouros e coletores de excrementos. Eliana também vai fazer a sede do Bem-Estar Animal, que foi eleita como prioridade no Orçamento Participativo, em um projeto que já está pronto.
Eliana também propõe a criação de um programa de defesa da fauna silvestre, em parceria com universidades e organizações civis, além de apoiar investigações sobre maus-tratos com uma atuação conjunta com órgãos de segurança pública.
Outro destaque é a democratização do acesso a serviços veterinários para famílias de baixa renda, garantindo consultas, vacinações, chipagem e esterilizações. A adoção responsável de animais abandonados no município também será uma prioridade, com ações de fomento e fortalecimento dessas iniciativas.